40º Encontro da Abrasel acontece em Macapá
Mais de seiscentos turistas visitam pontos do Amapá e participam de palestras de qualificação na área da gastronomia

Wallace Fonseca
Estagiário
O 40º encontro da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, começou ontem, terça-feira, 19, no Amapá. São mais de seiscentos turistas que além de visitarem pontos do estado participarão de palestras de qualificação na área da gastronomia. No ano de 2010 o Amapá recebeu, com um porte menor, esse evento.
O encontro é promovido pela Abrasel, em parceria com o Governo do Amapá e o Sebrae, com o tema ‘Sustentabilidade e eficiência na gestão de negócios gastronômicos’ e tem objetivo de promover debates sobre as tendências do setor e estimular o aquecimento da economia, através de festivais gastronômicos.
O turismólogo Sandro Bello, em entrevista ao programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta quarta-feira, 20, falou acerca do evento: “Há mais de dez anos esse evento que movimenta um número grande de pessoas não acontece no norte do Brasil; o Amapá recebe um grupo de empresários para conhecer o estado, alguns já foram para Porto Grande fazer pesca. Ontem começou a programação, com um city tour”, disse.
Em sua fala no programa de rádio, Sandro também celebrou a coincidência do evento acontecer no momento do Equinócio e de quando se celebre o aniversário da Fortaleza de São José. “Ontem visitaram a Fortaleza no seu aniversário, e hoje tem o Equinócio; é um feliz momento para essas pessoas que estão aqui em Macapá para o encontro da Abrasel”, falou.
“Os visitantes que estão aqui puderam presenciar um pouco da experiência do equinócio. O Sol, numa visão aqui da terra, é como se estivesse perfeitamente alinhado à Linha do Equador”, informou Sandro, que também falou da força econômica do evento que, segundo ele, “movimenta uma cadeia produtiva muito grande”.
“A cerimônia de abertura que aconteceu ontem não é só sobre eventos, buffets, ornamentação, mas também é importante para o comércio da capital. Salões de beleza, sapatarias, aluguel de vestimentas para eventos, lojas de confecções. É um momento muito feliz, e a gente espera que ocorra sempre aqui em Macapá”, celebrou.
Sandro informou também sobre o efeito coloris, que pode ser observado diariamente em Macapá. “Você percebe que aqui na Linha do Equador, no lado norte, a água desce no sentido horário. No lado sul, a água gira no sentido anti-horário; ver coisas que não são do seu cotidiano é atrativo para os turistas; temos que valorizar tudo aquilo que é peculiar no Amapá”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade

