Cidades

MP-AP recebe mais de 90 cartas de estudantes sobre problemáticas ambientais

A ação da Ouvidoria e da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público, contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Projeto “Rio Amazonas Limpo e Saudável”


 

Foram três dias de contato direto com cerca de 1,2 mil estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais Araçary Correa Alves, Mario David Andreazza e Maria Ivone de Menezes, desenvolvendo atividades de conscientização ambiental, com o intuito de reforçar o papel das crianças e dos adolescentes enquanto cidadãos do mundo. A ação da Ouvidoria e da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Projeto “Rio Amazonas Limpo e Saudável” resultou em uma experiência transformadora, na qual os participantes expressaram, em cartas, mais de 90, suas impressões sobre a cidade, pontuaram problemáticas e sugeriram soluções.

 

 

“Eles apresentaram problemáticas principalmente quanto a mobilidade urbana, água e esgoto, lixo urbano e limpeza do Rio Amazonas. As sugestões foram, no geral, limpeza urbana no entorno das escolas, resoluções acerca de alagamentos que impedem as crianças de ter um acesso às dependências das escolas e ações de limpeza da orla do Rio Amazonas”, pontuou o ouvidor do MP-AP, Marcelo Moreira, sobre o conteúdo das cartas escritas pelos alunos, que vão ajudar na atuação da Ouvidoria e da Promotoria do Meio Ambiente.

 

A programação ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de março) com programação extensa nas unidades educacionais, desenvolvidas entre os dias 20 e 22. Além de palestras, apresentações de dança, peça teatral, o promotor Marcelo Moreira, junto com sua equipe técnica, apresentou o Aplicativo Radar Ambiental, uma ferramenta à disposição da população para registros de denúncias de crimes ambientais e também de monitoramento de áreas.

 

 

As crianças também conheceram os serviços e os canais de atendimento da Ouvidoria, e puderam entrar no ônibus da itinerância, veículo de importante suporte para a realização do projeto “Ouvidoria Itinerante”, serviço que percorre bairros e municípios disponibilizando equipe técnica e estrutura dentro da comunidade para facilitar o acesso do cidadão ao órgão ministerial encarregado de receber e encaminhar denúncias, reclamações, representações, sugestões, elogios e pedidos de informação às Promotorias de Justiça.

 

 

“O MP-AP, em especial a Ouvidoria, é um canal aberto para que o cidadão e a cidadã amapaense possa buscar ajuda. E quando falamos cidadão, incluimos as crianças e os adolescentes que são responsáveis pelo amanhã. Somos todos responsáveis pela formação do ser humano em desenvolvimento, por isso o MP-AP vem participando de iniciativas que tenham como base a educação, a cidadania, e a conscientização ambiental”, finaliza o ouvidor Marcelo Moreira.

 


Deixe seu comentário


Publicidade