Cidades

Geógrafo do ICMBio mostra diferença entre incêndio florestal e queimadas

Iranildo Coutinho também diz que mudanças climáticas globais vêm ocorrendo por fatores naturais, mas também por fatores antrópicos


 

Douglas Lima
Editor

 

“Aqui no estado do Amapá o aumento da estiagem começa mais cedo e termina mais tarde”. A observação foi feita na manhã desta segunda-feira, 17, por Iranildo Coutinho, geógrafo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Iranildo falou a propósito do Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, 17 de junho. Antecipando, ele mostrou que as mudanças climáticas globais vêm ocorrendo por fatores naturais, mas também por fatores antrópicos, ou seja, ocasionadas pelo homem.

 

O geógrafo ensinou que em razão do universo ser interligado, uma região interfere na outra, e assim por diante. Como exemplo citou o rio Negro, no estado do Amazonas, que no ano passado secou quase totalmente. “Pode ter ocorrido seca no rio Negro em função de desequilíbrio entre outras regiões”, justificou.

 

Iranildo Coutinho também ensinou que incêndio florestal é fogo sem controle, provocado natural ou intencionalmente. As queimadas, por outro lado, continuou: “são provocadas por agricultores ou pessoas afins, sempre com objetivo de produção”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade