Política

Reviravolta na Assembleia Legislativa

Na tarde desta quinta-feira, 4, reunidos em sessão extraordinária, os deputados estaduais recepcionaram pedido de renúncia coletiva dos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Depois, foi emitida Nota Pública comunicando “o fechamento do ciclo da gestão político-administrativa deste Parlamento Estadual, iniciado em dezembro último, quando uma administração interina se instalou”.


DOUGLAS LIMA
DA REDAÇÃO

Quando a sociedade amapaense tinha a impressão de que a Assembleia Legislativa do estado conseguira uma estabilidade depois dos tumultuosos fatos que levaram ao afastamento definitivo do deputado Moisés Souza (PSC) do cargo de presidente da Casa, ocorre uma inesperada reviravolta. Hoje, às 9h30min, os parlamentares reúnem-se em plenário para deliberar sobre a formação de nova mesa diretora, com isso destituindo o gestor Kaká Barbosa depois de pouco mais de quatro meses para o restante do mandato de Moisés e para o período de mais dois anos.

POLITICA1-ALAPNa tarde desta quinta-feira, 4, reunidos em sessão extraordinária, os deputados estaduais recepcionaram pedido de renúncia coletiva dos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Depois, foi emitida Nota Pública comunicando “o fechamento do ciclo da gestão político-administrativa deste Parlamento Estadual, iniciado em dezembro último, quando uma administração interina se instalou”.

“Este período se encerra hoje, com o desligamento dos membros da Mesa Diretora, que apresentaram renúncia coletiva aos postos que vinham ocupando, de modo a oportunizar a participação de novos parlamentares no processo de reorganização da Assembleia Legislativa”, diz a nota dos deputados, que anuncia para esta sexta-feira, 5, a realização de eleição suplementar para o preenchimento dos cargos da nova mesa diretora, às 9h30, no Plenário Deputado Dalto Martins.

Os deputados, no documento, afirmam que jamais deixarão de dar as respostas necessárias aos anseios do povo bem como cumprir as atribuições legais que o texto constitucional prevê.

Além de Kaká Barbosa como presidente, a mesa diretora da Assembleia Legislativa, que ontem teve fim, era composta pelos deputados Roseli Matos (DEM – 2ª vice-presidente), Luciana Gurgel (PR – 1ª secretária), Edna Auzier (Pros – 2ª secretária), Augusto Aguiar (PMDB – 3º secretário) e Paulo Lemos (Psol – 4º secretário).

Deputados ouvidos falaram da existência de desentendimentos entre o presidente Kaká Barbosa e a maioria dos parlamentares, afirmando que a tal calma é apenas uma questão de aparência. Kaká é tido como centralizador nas decisões e de não compartilhar a gestão da Assembleia Legislativa. Assessores do presidente disseram que ele está na cidade de São Paulo em tratamento de saúde.

Jaci Amanjás, cotado para assumir a presidência, foi presidente da comissão processante que investigou denúncias contra o ex presidente Moisés Souza. Vice-presidente à época, Kaká Barbosa assumiu a presidência e foi eleito antecipadamente para o mandato 2017/2018.


Deixe seu comentário


Publicidade