Wellington Silva
Indicadores Brasil

A taxa de desemprego no Brasil deve fechar este ano em torno de 8%, com 8 milhões de desempregados, com possibilidades de tendência de queda em função da apresentação de melhorias nos indicadores econômicos e sociais.
Olhando um pouco os anos anteriores, quando tínhamos um cenário preocupante de 14 milhões de desempregados, verifica-se uma queda considerável, embora muito ainda se tenha a fazer para reduzir este preocupante cenário!
Em 15 meses, entre janeiro de 2023 a março de 2024, quase 2,2 milhões de empregos formais (carteira assinada) foram criados no Brasil, sendo 1,4 milhões abertos nos últimos 12 meses.
O nosso PIB nacional, no trimestre, foi de 2,9 trilhões, entenda-se, o 2º trimestre de 2024.
O PIB, é a soma de toda a riqueza, bens e serviços produzidos em um país, estado ou município. Geralmente, este cálculo é feito anualmente.
De acordo com especialistas da área econômica o Brasil é a 6ª economia que mais cresceu no mundo em 2024, informação amplamente divulgada pela BBC News. Esta posição de 6º lugar coloca o país entre as economias do G20 que mais cresceram este ano. Nossa economia progrediu até a metade de 2024, tendo crescido 2,5% nos 12 meses anteriores.
Em 1.994, com o Plano Real, a economia brasileira figurou entre as 10 melhores do mundo.
Neste ano Coréia do Sul, Canadá, México, França, Itália, Reino Unido e a zona do euro registraram um crescimento menor do que o Brasil.
Os resultados positivos obtidos confirmam as observações feitas em relatórios de grandes entidades internacionais tais como o Fundo Monetário Internacional, o FMI, o Banco Mundial e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-OCDE, para o fato de que realmente a economia global aos poucos está normalizando após instabilidades provocadas pela pandemia e por conflitos.
Especialistas também afirmam que este fenômeno positivo de crescimento econômico mundial advém de dois cenários importantes:
Da capacidade de recuperação e de evolução da economia americana e dos mercados emergentes, entre eles, o nosso Brasil Varonil!
Importante lembrar que o Brasil superou a expectativa ou previsão de crescimento, de parte do FMI, para este ano de 2024.
Agora, é continuar na torcida e bola pra frente, bola na rede, com previsões de melhorias e mais melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro.