Esportes

Wanna Brito encerra ano com dois recordes das Américas no Brasileiro de Atletismo, em São Paulo

Atleta fez o lançamento de club em 28,03m, superando a própria marca de 27,89m alcançada em abril deste ano


Edu Viana/CPB

 

A amapaense Wanna Brito bateu seu segundo recorde das Américas, no segundo dia do Campeonato Brasileiro de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na manhã de sábado, 7, a atleta fez o lançamento de club, da classe F32 (paralisadas cerebrais), em 28,03m. Com isso, superou sua própria marca de 27,89m alcançada em abril deste ano, também na capital paulista.

 

O resultado de Wanna no sábado garantiu a segunda medalha de ouro da amapaense no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo 2024. Na abertura do evento, na sexta-feira (06), ela já havia estabelecido outro recorde das Américas na competição. Na sua prova favorita, o arremesso de peso, a atleta registrou a distância de 7,96m – quatro centímetros a menos do que o recorde mundial. A melhor marca do planeta pertence à ucraniana Anastasiia Moskalenko, que fez um arremesso de 8m nos Jogos Paralímpicos de Paris. À oportunidade, Wanna foi medalhista de prata com a distância de 7,89m.

 

“Eu queria muito terminar o ano desse jeito. Em Paris, infelizmente, não consegui a medalha no lançamento de club [ficou em quinto lugar, com 23,47m], mas tudo foi um grande aprendizado. É uma prova que tem muitas variações. Às vezes, faço 23m, 25m…Hoje, graças a Deus, saiu essa marca de 28,03m, a minha melhor da vida em uma competição, e posso encerrar o ano com dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro”, analisou Wanna, representante do clube AAEPED, do Amapá, e que não compete mais nesta temporada.

 

Assim como no arremesso de peso, Wanna dividiu o pódio do lançamento de club no Brasileiro com a paulista Giovanna Boscolo, bronze nesta prova nos Jogos de Paris com a marca de 26,01m. Neste sábado, a representante do IEMA-SP fez 24,51m e ficou com a prata. À tarde, o também amapaense Sandro Hirochi, da classe F40 (baixa estatura) e representante da AAEPED, registrou o recorde das Américas no lançamento de disco, com a distância de 20,71m. A antiga marca continental pertencia ao norte-americano Ben Foos: 19,46m, feitos em Portugal, no mês de novembro de 2022.

 

Fonte: CPB

 


Deixe seu comentário


Publicidade