Nota 10

Carnaval 2025: Solidariedade apresenta enredo ‘Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante’

A agremiação carnavalesca do Grupo de Acesso será a segunda a desfilar no dia 28 de fevereiro, no Sambódromo de Macapá


 

Na segunda reportagem da série especial sobre os enredos para o Carnaval 2025, que traz o perfil das 10 escolas de samba que vão desfilar no Sambódromo de Macapá, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o Governo do Amapá apresenta a agremiação carnavalesca “Solidariedade”, que será a segunda a entrar na avenida do samba, Ivaldo Veras, em busca do título do Grupo de Acesso, no primeiro dia de desfiles.

 

 

Solidariedade e o enredo: “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”

Com o enredo “Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”, a Associação Recreativa Império de Samba Solidariedade levará para o público uma narrativa rica em simbolismos, resistência e religiosidade afro, marcada por cores, ritmos e a energia vibrante de sua comunidade. A apresentação está programada para iniciar às 22h35 e seguirá até às 23h55.

 

Para Jair Sampaio, presidente da agremiação, a expectativa para o desfile é grande: “Estamos preparados para fazer história na avenida, celebrando a força e a renovação que Oxaguiã simboliza. É um enredo de fé e resistência, e o público pode esperar um espetáculo inesquecível”, destacou.

 

A Império de Samba Solidariedade promete levar um desfile grandioso para conquistar o coração do público e dar mais um passo em direção ao tão sonhado título que garante vaga no Grupo Especial de 2026.

 

 

Outros carnavais

Fundada em 15 de janeiro de 1983, com uma equipe coordenada por Francisco Barriga Fortunato, a escola de samba das cores verde-limão, branco e vermelho grená possui cinco títulos de campeã do carnaval do Grupo de Acesso.

 

Ostentando como símbolos o jacaré e a coroa imperial, a agremiação segue na busca por mais um título em seus 41 anos de existência. Em 2024, a Solidariedade encantou o público com o enredo: “Jacaré: A Lenda, História e Paixão”, reforçando a tradição e a criatividade que a destacam no carnaval amapaense.

 

 

Samba de enredo 2025

“Do Universo de Olorum, Rei Oxaguiã – o Senhor da Renovação Constante”
Diretor Musical: Eduardo Jucá
Produtor Musical: Tiago Lobato
Mestre de Bateria: Mestre Feitosa
Compositores: Davison Jaime, Antônio Neto, Luis Neto e Juan Briggs
Intérpretes oficiais: Tiago Lobato, Lukas Lima, e Silmara Lobato

 

Emoriô… Emoriô!
Ssou Soli, filho de Oxaguiã
Sou do Jacareacanga
Tenho a alma campeã

 

Obatalá seu menino cresceu.
Cabeça feita a sombra esfriou…
Punho cerrado na espada que ergueu…
Todo mal que acendeu o azul equilibrou.
Moço, bravio, vibrante, Juventude Cintilante
Realeza Ejibô…
Valente e guerreiro, não foge das guerras,
Com Ogum girou a terra
Imponente redentor.

 

Ôôô… Orixá Guiã
Tem inhame no pilão, milho branco a ofertar.
Ôôô… Orixá Guiã!
Senhor do branco é o jovem Oxalá.

 

Sentiu o balanço das ondas,
Cruzou o oceano, espumas ao mar…
Beleza, os olhos encanta…
Seu mundo parou quando viu Iemanjá.
O amor… Sentimento divino.
A união foi coroada no infinito –
Ogunjá – “pegada feroz”!
Família unida desata os nós.
Ajagunã vem conduzir nosso destino!
Após a batalha, a paz é o caminho.
Ele veio para vencer demanda…
Cobrir de axé o Celeiro de Bambas

 


Deixe seu comentário


Publicidade