Cedimap executa projeto e propõe criação de conselhos nos municípios do estado
Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres entende que estruturação dos conselhos municipais, uma necessidade urgente, é passo essencial para garantir as práticas públicas eficazes e fortalecer rede de proteção

Douglas Lima
Editor
O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Amapá (Cedimap) faz incursões nos municípios com dois objetivos: lançar o projeto ‘Mulheres em Movimento – Vozes que Transformam’ e sugerir a criação do Conselho das Mulheres em cada um deles.
A informação é da conselheira Yasmin Bentes, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), com o lamento de que existem, até agora, somente dois conselhos municipais das mulheres no estado: o de Macapá e o de Porto Grande.
Yasmin acentuou que o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Macapá, apesar de criado, oficialmente, não existe na prática. Recentemente, por ocasião do lançamento do projeto Mulheres em Movimento, em Mzagão, houve as primeiras providências para criação do conselho, naquele município.
O próximo município a receber o projeto do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Amapá será Santana, onde as conselheiras envidarão esforços para paralelamente haver um movimento a favor da criação do Conselho Municipal das Mulheres.
Yasmin explicou que o projeto ora em execução é um trabalho estruturado para fortalecer a rede de apoio às mulheres em cada município do estado, e ainda que para a criação dos conselhos contatos são feitos com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Ministério Público, bem como gestores e educadores escolares, entre outros.
Presidido por Alzira Nogueira, o Conselho Estadual das Mulheres entende que a estruturação dos conselhos municipais, uma necessidade urgente, é passo essencial para garantir as práticas públicas eficazes e fortalecer a rede de proteção.
No rádio, a conselheira Yasmin antecipou que a segunda etapa do projeto Mulheres em Movimento – Vozes que Transformam, em Mazagão, será no próximo dia 26, com a realização, pela manhã, no Fórum da cidade, da Primeira Reunião Ordinária do Conselho Estadual, com a participação das 32 conselheiras.
Segundo Yasmin Bentes, no período da tarde, dia 26, em Mazagão, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, o novo ciclo do projeto será voltado para mulheres adolescentes e jovens, além de ativistas sociais e representantes da sociedade civil.
Para continuar a execução do projeto e sugerir a criação dos conselhos municipais das mulheres, o Cedimap irá a Santana. Após, seguirá para Pracuuba, Cutias do Araguari, Ferreira Gomes, Porto Grande, Tartarugalzinho e Oiapoque.
Deixe seu comentário
Publicidade


