Cidades

1ª Jornada da Sobracil discutirá evolução da Medicina no Amapá

Evento voltado para médicos e profissionais da saúde reunirá especialistas de todo o Brasil e abordará implementação de novas tecnologias no estado; encontro ocorre em 7 e 8 de março, no Sebrae-AP.


Douglas Lima
Editor

 

O Amapá receberá, nos dias 7 e 8 de março, no Sebrae-AP, a 1ª Jornada da Sociedade Brasileira de Videocirurgia Robótica e Digital (Sobracil). O evento irá discutir assuntos importantes sobre a evolução da Medicina, especialmente na área cirúrgica. O evento é coordenado pelo doutor Marco Serruya, cirurgião geral, e receberá especialistas de todo o país.

 

“Eu vou falar da cirurgia robótica, que é uma coisa que a gente quer trazer para o nosso estado. Nós não temos nem na iniciativa privada, nem no serviço público. Já temos alguns profissionais que são certificados, mas ainda não temos o robô. Não temos ainda essa tecnologia”, disse Marco ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9), na manhã desta quarta-feira, 26.

 

 

Marco adiantou que a cirurgia robótica traz algumas coisas novas, principalmente em relação à técnica cirúrgica, na dissecção. “O robô é montado em cima do paciente, que são aqueles braços robóticos. Então você tem como se fosse um cockpit lá onde está o cirurgião, que é do lado do paciente”, explicou.

 

O doutor ainda disse que é possível realizar o manuseio do robô à distância, mas esse método ainda é pouco utilizado. “O robô traz vários benefícios, ele é tridimensional. Então os movimentos dentro do paciente são movimentos mais precisos, além de reduzir tremores na mão do cirurgião”, listou o médico.

 

 

“No evento nós vamos ter um simulador, onde esses profissionais que estiverem lá vão poder manusear, para ter uma ideia de como é a cirurgia robótica, o treinamento. A certificação da cirurgia robótica, que antigamente só se fazia fora do país, hoje já pode ser feita no Brasil”, concluiu.

 


Deixe seu comentário


Publicidade