Procuradores da República elegem trabalho no campo foco das ações do Abril Verde
Mês temático traz campanha com o objetivo promover conscientização sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores.

Cleber Barbosa
Da Redação
Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT PA-AP), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Macapá, participam de atividades do Abril Verde, campanha nacional de sensibilização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Este ano, o foco da campanha foi o efeito das alterações climáticas no meio laboral. No Amapá, as ações do MPT concentraram-se principalmente nos desafios vividos pelos trabalhadores florestais e do campo.
No dia 25, o MPT realizou uma audiência coletiva, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Superintendência em Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS-AP), com o tema “Saúde e Segurança no Trabalho Florestal e os Impactos das Mudanças Climáticas”.
A reunião foi conduzida pelo procurador do Trabalho Hugo Anciães, representante da Coordenadoria Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT) do Ministério Público do Trabalho (MPT). Participaram da mesa de honra do evento, representantes do TRT8, MTE e SVS-AP. Durante o encontro, os participantes abordaram a atuação dos órgãos de defesa do trabalhador e enfatizaram a importância de adotar medidas adequadas para prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho.
No dia 27, o MPT esteve presente na “2ª Corrida e Caminhada Abril Verde”, realizada em memória às vítimas de acidentes e doenças no trabalho. O evento foi organizado pelo Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Superintendência em Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS-AP) e contou com a participação de mais de mil pessoas, que realizaram um trajeto de 5 quilômetros, por ruas e avenidas da capital amapaense.
No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, o MPT participou do “Encontro Estadual de Saúde e Segurança para os Trabalhadores(as) do Campo e da Floresta”. Na ocasião, o procurador Hugo Anciães palestrou sobre legislação e direitos dos trabalhadores rurais.
Deixe seu comentário
Publicidade

