Nota 10

Planetário móvel encerra a programação do Inova Vale do Jari com experiência imersiva para estudantes

Com sessões educativas e tecnológicas, ação do Governo do Estado levou ciência, inovação e encantamento ao público de Vitória do Jari


 

Três escolas estaduais foram contempladas com o planetário móvel, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec) durante dois dias de Inova Vale do Jari, evento realizado pelo Governo do Amapá no Sul do estado.

 

O objetivo foi potencializar a economia regional, alinhando ideias inovadoras aos recursos naturais e demandas locais, como bioeconomia, turismo sustentável e tecnologia aplicada. Para encerrar com chave de ouro a programação, a Escola Estadual Munguba, localizada no município de Vitória do Jari, recebeu o planetário móvel na sexta-feira, 16.

 

 

“Ver esse espaço cheio de ideias, projetos e trocas tão potentes nos mostra que o Vale do Jari é muito promissor, um futuro que nasce das nossas raízes, mas que mira longe, com criatividade, tecnologia e compromisso coletivo”, destacou Pedro Prestes, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Setec.

 

A programação gratuita para os alunos de Vitória do Jari contou com palestras, oficinas, exposições e atividades culturais, com o objetivo de impulsionar a economia local e fortalecer o protagonismo regional por meio do conhecimento científico.

 

Eloá dos Santos, estudante da Escola Estadual Munguba, ficou encantada com a atração. A garota destacou que ficou mais curiosa e animada para conhecer o universo após sair da sessão do planetário móvel. “É muito interessante conhecer de perto o universo, não fazia ideia de como funciona o universo, tão complexo. Fiquei mais animada em aprender sobre”, disse.

 

 

O planetário móvel é uma ferramenta educativa que oferece uma experiência imersiva e visual. Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações.

 

 

As sessões oferecidas seguem os princípios da Nova Educação, integrando conteúdos científicos com temas transversais com diversidade e inclusão. O objetivo é incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o interesse pela ciência, além de ampliar as discussões em sala de aula.

 


Deixe seu comentário


Publicidade