Política

Programa Castanheiras fortalece economia extrativista no Amapá

Com presença da Fiocruz e do Governo Federal, a iniciativa visa fortalecer a autonomia de trabalhadores da floresta


 

O Programa Castanheiras, que busca impulsionar o desenvolvimento social, ambiental e econômico a partir da cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil nas reservas extrativistas do Amapá, avança em mais uma etapa com o apoio do Governo Federal e de instituições estratégicas como a Fiocruz. A iniciativa visa fortalecer a autonomia de trabalhadores da floresta, combatendo a dependência de atravessadores e incentivando a agregação de valor aos produtos da sociobiodiversidade amazônica.

 

Em reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, representantes do programa anunciaram a realização do segundo seminário do Castanheir@s, previsto para ocorrer em breve na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Cajari, no Amapá. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou participação no evento, que contará também com o apoio do MIDR.

 

Durante a reunião, o ministro reafirmou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento das comunidades extrativistas da Amazônia. “Estou aqui em nome do presidente Lula e do Governo Federal para reafirmar o compromisso integral com essa agenda. Vamos ser parceiros dessas programações, não só do seminário, mas de futuros investimentos que devem ser feitos considerando toda essa mobilização do povo da floresta”, afirmou Góes.

 

O economista e um dos articuladores do projeto, Fábio Teixeira, agradeceu o apoio aos castanheiros e castanheiras do Amapá. “Fomos recebidos aqui pelo nosso ministro Waldez Góes, que muito gentilmente cedeu mais uma vez um bom tempo da sua agenda para falar das questões do programa”, observou.

 

A Fiocruz também celebrou a parceria e o avanço do programa. “Estamos muito satisfeitos. Há mais de um ano vínhamos conversando sobre isso”, declarou Paulo Sérgio D’Andrea, Vice-Diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC. “Estaremos lá apresentando nossas propostas de ações integradas de saúde. Queremos ouvir as demandas, os anseios, e ver de que forma podemos contribuir com esse programa tão interessante e cheio de sucesso”, concluiu.

 

O Programa Castanheir@s aposta na união entre saberes tradicionais, conhecimento técnico-científico e políticas públicas para garantir um modelo de desenvolvimento sustentável e justo na Amazônia. A cadeia produtiva da castanha no sul do Amapá envolve cerca de 12 mil pessoas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade