Cleber Barbosa

Valorização


 

Dentro da programação do Junho Verde, o governador Clécio Luís anunciou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores do Grupo de Meio Ambiente do Estado do Amapá. A valorização dos servidores públicos cumpre as estratégias do Plano de Governo, fortalecendo e estimulando a eficiência dos serviços oferecidos pelo setor de meio ambiente.

 

Ferramenta

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) vai lançar, no próximo dia 23 de junho, o Geobras, uma ferramenta eletrônica que permitirá o acesso a informações detalhadas sobre todas as obras e serviços de engenharia pública em execução pelo governo do estado e pelas prefeituras.

 

Encontro

O governador do Amapá, Clécio Luís, defende que a produção de petróleo e gás na Margem Equatorial seja uma nova matriz econômica para a região. O posicionamento da atual gestão foi reforçado durante os debates no Bahia Oil & Gas 2025, maior evento do setor de energia das regiões Norte e Nordeste, em Salvador (BA). No encontro, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Wandenberg Pitaluga, defendeu na plenária “E&P Offshore no N/NE” a viabilidade da exploração na região.

 

Cultura

Com o apoio do Governo do Amapá, acontece a partir desta quarta-feira, 4, a 6ª edição da Itinerância da Bienal das Amazônias, intitulada “Bubuia: Águas como fonte de imaginações e desejos”. A exposição acontece no Centro de Educação em Artes Visuais Cândido Portinari, e reúne 33 obras de 12 artistas, sendo 10 da Amazônia brasileira e dois da Amazônia internacional.

 

Reajustes

O Governo do Amapá retomou no domingo, 1º de junho, as negociações com os representantes sindicais das categorias da saúde pública, em mais uma rodada da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (Mesa-SUS). O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião e teve como pauta principal a apresentação da proposta de recomposição salarial para servidores de nível médio e superior da área.

 

Ultrapassando barreiras

Uma parceria entre o Governo do Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado (Tjap), lançada em março de 2024, traduziu para quatro línguas indígenas dos povos originários do município de Oiapoque a Cartilha “Lei Maria da Penha”. Agora, a cartilha está atualizada e passou a ser reconhecida como publicação oficial.

 

AS ÚLTIMAS

Medida – O Governo do Amapá lançou nesta segunda-feira, 2, o Edital de Chamamento Público voltado à seleção de projetos e eventos que fortaleçam o turismo internacional na região. A medida visa promover o estado como destino estratégico em mercados externos e está alinhada ao Plano Estratégico 2023–2026 da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que segue as diretrizes do Plano Estadual de Turismo. O edital contempla propostas com potencial para gerar impacto nas áreas de inovação, sustentabilidade e inclusão, com destaque para iniciativas voltadas ao afroturismo, à comunidade LGBTQIA+ e à acessibilidade. Também estão no foco projetos ligados ao setor MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições), à cultura, economia criativa, gastronomia, turismo de negócios e tecnologias inovadoras.

Educação – As aulas na Escola Estadual José Antônio da Silva, no Habitacional Vila dos Oliveiras, em Macapá, iniciaram nesta terça-feira, 3. O Governo do Amapá deu as boas-vindas com uma recepção calorosa preparada pelos servidores da educação, com música, cinema, brincadeiras e atividades lúdicas. A escola foi a 21ª entregue pela gestão, inaugurada no mês de maio para atender 160 crianças de 4 a 8 anos, moradoras do habitacional. A unidade funcionará nos turnos da manhã e tarde, ofertando o 1º e 2º período da educação infantil e os quatro anos iniciais do ensino fundamental 1.

 

**************************