Polícia

GEA apresenta resultados da operação de combate à violência contra crianças e adolescentes

No período de 30 dias, foram cumpridos mandados de prisão, inquéritos policiais instaurados e concluídos, além de ações educativas em todo estado


 

Na quarta-feira, 4, o Governo do Amapá apresentou o balanço da operação “Caminhos Seguros”, que teve como objetivo combater a violência contra crianças e adolescentes em todo estado. No período de 30 de abril a 30 de maio, foram cumpridos mandados de prisão, inquéritos policiais foram instaurados e concluídos, além de ações educativas.

 

 

A operação foi realizada pela Polícia Civil do Amapá, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e fez parte da campanha Maio Laranja, mês que alerta e conscientiza a população sobre o abuso, exploração sexual infantil e outros crimes praticados contra esse público.

 

 

Ações educativas e repressivas durante a operação “Caminhos Seguros”:

14,3 mil pessoas foram alcançadas em 60 ações de panfletagem;

13,7 mil pessoas participaram das palestras que somaram mais de 160 encontros;

Cerca de 1,7 mil pessoas foram alcançadas pelas ações em mídia digital;

6 denúncias foram apuradas;

5 locais foram fiscalizados;

930 pessoas abordadas;

12 pontos de bloqueios (blitz policial) foram realizados;

10 vítimas atendidas pelas equipes;

12 veículos fiscalizados;

4 menores apreendidos em flagrante;

10 pessoas detidas por cumprimento de mandado de prisão;

8 medidas protetivas solicitadas;

53 suspeitos conduzidos à delegacia.

Cerca de 330 boletins de ocorrência registrados;

79 inquéritos policiais concluídos com autoria identificada;

79 inquéritos policiais instaurados.

 

A adjunta da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes contra a Criança e Adolescente (Dercca), e coordenadora da operação no Amapá, delegada Cássia Costa, avaliou positivamente os trabalhos realizados, tanto pelo alcance das ações quanto pelos resultados obtidos no enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes no estado.

 

 

“A operação foi realizada de forma simultânea em todos os estados brasileiro com o objetivo de intensificar o combate aos crimes que envolvem esse público vulnerável. No Amapá, a ação contou com a atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e outros órgãos que compõem a rede de proteção. Pela primeira vez, a operação alcançou todos os municípios do estado, incluindo a capital e o interior, com ações tanto educativas quanto repressivas. No âmbito preventivo, foram realizadas mais de 160 palestras em escolas e instituições que atendem crianças e adolescentes, impactando diretamente mais de 30 mil pessoas”, informou a delegada.

 

A delegada informou ainda que a ação mobilizou um grande contingente com mais de 270 agentes de segurança, entre policiais civis, militares e conselheiros tutelares.

 

 

“Ao todo, foram realizadas mais de mil diligências, que resultaram na expedição de medidas protetivas, na instauração de inquéritos policiais e no envio de termos circunstanciado ao Poder Judiciário. Durante a operação, foram instaurados 79 inquéritos com autoria definida, todos relacionados a crimes contra crianças e adolescentes. As ações também resultaram em mais de dez prisões e quatro apreensões”, finalizou Cássia Costa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade