Política

Davi comemora fim de visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa

Senador pelo Amapá, presidente do Congresso Nacional lembra de encontro que teve com Macron, em Brasília, quando falou ao presidente francês da importância de se respeitar os mesmos critérios que os brasileiros têm para entrar no território franco que faz fronteira com o estado


 

Senador pelo Amapá, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), comemorou o anúncio feito, nessa quinta-feira, 5, pelo presidente francês Emmanuel Macron, sobre o fim da exigência de vistos para brasileiros que desejam entrar na Guiana Francesa – território francês que faz fronteira com o estado.

 

Essa é uma luta antiga de Alcolumbre. Em março de 2024, durante visita oficial de Macron no Congresso Nacional, o senador chegou a conversar com o presidente francês sobre o tema, sob o aspecto do cumprimento do princípio da reciprocidade e cooperação. “Falei para ele da importância de se respeitar os mesmos critérios que nós, brasileiros, temos para entrar na França, também, na Guiana. Agora, estamos alinhados na reciprocidade e cooperação”, afirmou.

 

O anúncio do fim do visto feito nessa quinta-feira ocorre a poucos dias da Conferência de Macapá e Caiena (CMT), fórum de cooperação entre Brasil, mais especificamente o Amapá, e a Guiana Francesa, com o objetivo de aprofundar a integração e o desenvolvimento transfronteiriço entre os dois territórios. “Sem dúvidas, hoje é um dia único para os amapaenses. Nossa luta terminou. Acabou esse negócio de o amapaense ter que ir a Brasília tirar o visto para, então, entrar na Guiana”, comemorou.

 


Deixe seu comentário


Publicidade