Cleber Barbosa

Feminismo


 

Com liderança e persistência, Alliny Serrão alcançou muitas conquistas, sendo atualmente a 1ª mulher presidente da Assembleia Legislativa (Alap). Como uma das painelistas do ELAS, o 1º Encontro de Lideranças Femininas do Amapá, apoiado pelo Governo do Estado, a gestora falou de sua trajetória e dialogou sobre os avanços nas políticas públicas voltadas às mulheres.

 

Segurança pública

Nesta sexta-feira, 6, o Governo do Amapá realizou o seminário “Violência contra a mulher: uma abordagem aos crimes sexuais e feminicídio”, com o objetivo de aprimorar a atuação do policial militar diante de casos de feminicídio, violência sexual e outros crimes relacionados à violência de gênero, além de atualizar os participantes sobre a legislação vigente.

 

Nova unidade

Nesta sexta-feira, 6, o Governo do Amapá realizou a assinatura do Termo de Cessão de Imóvel com a Cooperativa Amazonbai, que oficializa a implantação de um Posto Avançado do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) no Beira Amazonas, região entre Macapá e Itaubal. Além disso, também foram realizadas diversas ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e do extrativismo na região.

 

Qualificação

O Governo do Estado promoveu o Curso de Formação de Facilitadores, uma iniciativa que faz parte do ‘Vitrine de Oportunidades Formativas’ com o objetivo de facilitar processos coletivos, metodologias participativas e construção de espaços de diálogo pelos servidores públicos do Amapá.

 

Liderança e resistência

A câmara L, que compõe a sigla ELAS no 1º Encontro de Lideranças Femininas do Amapá, apoiado pelo Governo do Estado, trouxe a temática “Como o ativismo feminino inspira mulheres em diferentes setores”. Compondo o painel, a recém-promovida tenente-coronel Ariadiny Meneses falou sobre os desafios enfrentados na carreira e a importância de construir uma rede de apoio feminina nas instituições militares.

 

‘Jogos Oyapick’

Em um gesto simbólico de cooperação internacional, cerca de 450 estudantes brasileiros e franceses participaram na última quinta-feira, 5, da 3ª edição dos Jeux Oyapick, realizada na Cité Scolaire de Saint-Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A olimpíada estudantil reforça a integração entre os povos da fronteira e valoriza a educação como ponte entre culturas.

 

AS ÚLTIMAS

Preservação – A aluna do curso de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Dara Aline, participa na próxima segunda-feira, 9, do evento paralelo da Conferência dos Oceanos da ONU, em Nice, na França, que visa discutir a preservação dos oceanos. Estarão envolvidos nesse encontro autoridades, pesquisadores e estudantes do mundo todo. A acadêmica vai realizar uma apresentação on-line sobre a contribuição da Ueap para a ODS 14, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, em 2015, que foca na preservação dos recursos marinhos.

Política feminina – Como protagonista na política, a jornalista, ex-deputada federal e ativista pelos direitos das mulheres, Manuela d’Ávila, trouxe reflexões para as amapaenses sobre a construção de movimentos políticos que devem ser protagonizados por mulheres. Apoiado pelo Governo do Amapá, o segundo dia do 1º Encontro de Lideranças Femininas do Amapá aconteceu na sexta-feira, 6, no Serviço Brasileiro de Apoio a Mircro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae-AP), em Macapá. Manuela d’Ávila palestrou sobre Mulheres em Luta (MEL), um movimento que reúne participantes de todo o Brasil para fortalecer redes feministas, propor debates, conexões e discutir temas como feminismo interseccional, meio ambiente, democracia, mercado de trabalho, economia e política.

 

*******************************