Câncer de boca é o oitavo tipo mais frequente no Brasil, alerta especialista
Elvys da Cunha Sá, estomatologista, atenta que os maiores causadores da doença são o álcool e o cigarro.

Douglas Lima
Editor
O câncer de boca é o oitavo tipo mais frequente no Brasil. A informação é do doutor Elvys da Cunha Sá, estomatologista especializado em laserterapia e odontologia hospitalar, no programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9), no fim da tarde desta segunda-feira, 16.
Elvys também informou que os maiores causadores da doença são o tabagismo e o álcool que, juntos, aumentam muito a possibilidade de câncer de boca. “Cerca de 95% dos afetados são fumantes e etílicos”, atentou o estomatologista.
Acerca das outras doenças que podem afetar a boca, Elvys informou que lupus, HIV, sífilis, herpes e gonorreia podem ser transmitidas via oral, e reforçou a importância do uso de preservativos durante relações íntimas. “Às vezes a doença, ou fungo, está presente só na boca. Em alguns casos pode ser inclusive o início de um câncer”, falou.
Por fim, o especialista informou que existem cirurgias pouco evasivas que podem ser feitas na boca e que podem sanar totalmente algumas doenças, mas que em casos em que o mal se espalhou para outras partes do corpo, sempre é feito o encaminhamento para o médico capacitado na área.
Deixe seu comentário
Publicidade

