Clécio, Waldez e Luciana reforçam importância da ciência, tecnologia e inovação
Governador do Amapá, ministro da integração e do desenvolvimento regional e titular do MCTI estiveram em evento nacional no Museu Sacaca

Presentes no evento que reuniu nesta quinta-feira, 26, no Museu Sacaca, a Caravana da Ciência e o Encontro Nacional dos Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Informação, o governador Clécio Luís, o titular do MIDR, Waldez Góes, e a ministra Luciana Santos, do MCTI, deram declarações ao Sistema Diário de Comunicação.
Acompanhe:
Diário — Ministra, como a senhora avalia esse encontro?
Luciana Santos — É uma grande emoção estar novamente no Amapá, especialmente durante as comemorações dos 40 anos do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a reunião de secretários de todos os estados. O governador Clécio é um amigo antigo e muito consciente da relevância estratégica da Ciência, Tecnologia e Inovação para o progresso desse estado. Por isso, é com satisfação que anunciamos o investimento de R$ 17 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amapá.
Diário — Sem dúvida, trata-se de uma excelente notícia para o Amapá…
Luciana Santos — É verdade. Isso vai além de mero investimento, porque é assim que pensamos. Quando unimos forças, tanto o governo federal quanto o estadual, podemos fazer uma grande diferença. É uma honra e uma satisfação trabalhar com o ministro Waldez Góes. Podemos afirmar que o sistema de ciência e tecnologia do Amapá não se compara a nenhum outro lugar no Brasil. Ele é forte, constante e tem mostrado grande robustez.
Diário — Ministro Waldez Góes, qual a importância da Caravana da Ciência no Amapá?
Waldez Góes — Olha, a ministra Luciana Santos está à frente de uma das agendas prioritárias para o governo do presidente Lula, que é a Ciência, Tecnologia e Inovação. Quando isso se une à produção de conhecimento acadêmico e se traduz em políticas públicas transformadoras, todo o processo de desenvolvimento se torna mais eficaz.
Diário — Como o senhor enxerga o crescente avanço da inovação e tecnologia no Amapá?
Waldez Góes — Vejo com grandes expectativas. A inovação depende da construção do conhecimento. A ministra Luciana, sob a orientação do presidente Lula, tem lançado mais ciência para a Amazônia. Também tivemos a nova indústria ganhando dimensão em nossa realidade, com uma abordagem de desenvolvimento de tecnologias adequadas, conduzindo um dos melhores encontros do G20 no Amapá, o Startup 20.
Diário — Os últimos eventos promovidos pelo governo Clécio Luís têm focado nessas áreas. O senhor considera como uma mudança significativa para o desenvolvimento do Amapá?
Waldez Góes — Sem dúvida nenhuma. Veja, por exemplo, o grande impacto após o Inova Amazônia, organizado pelo Sebrae Nacional, que foi um grande evento de tecnologia, reforçando ainda mais a vocação do Amapá para inovação e contribuindo para a Amazônia. A agenda do gás e petróleo, juntamente com outras vocações, dependem fortemente disso. Quanto mais a ciência, a inovação e a tecnologia estiverem próximas, maior a probabilidade de acerto nas decisões do poder público.
Diário — Governador Clécio Luís, como o senhor avalia a presença da Caravana da Ciência no Amapá?
Clécio Luís — Vivemos um dia histórico para a Ciência, Tecnologia e Inovação, com a presença da ministra Luciana Santos, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela está acompanhada do ministro Waldez Góes, do ex-senador Inácio Arruda e de todos os representantes do Governo Federal envolvidos em ciência, tecnologia, pesquisa e inovação. Estivemos todos reunidos no Amapá para discutir com a ministra e com todos os representantes do Governo Federal sobre o desenvolvimento através da ciência, tecnologia e inovação, que é um dos principais caminhos que nós, na Amazônia, podemos trilhar.
Diário — Esses são os caminhos para o desenvolvimento do Amapá?
Clécio Luís — Com certeza. Se tivermos mais conhecimento, autoconhecimento, desenvolvimento, ou seja, Ciência, Tecnologia e Inovação, teremos condições de elevar a qualidade de vida do nosso povo, que é o mais relevante. Portanto, a ministra tem essa visão, que é a nossa visão e a de todo o nosso governo, de utilizar todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade






