Advogado dá dicas para evitar cair no ‘golpe dos precatórios’
Davi Silva, do Escritório Wagner Advogados Associados e diretor-tesoureiro da OAB-AP, alerta que golpistas estão cada vez mais criativos na hora da prática criminosa e alerta que causídicos não cobram taxas para liberação de valores

Douglas Lima
Editor
O ‘golpe dos precatórios’ é uma prática que vem lesando milhares de servidores Brasil afora, tendo como principais vítimas aposentados ou pensionistas. Acerca do tema, o advogado Davi Silva, do Escritório Wagner Advogados Associados e diretor-tesoureiro da OAB-AP, alertou que os criminosos estão cada vez mais criativos, passando-se por representantes de tribunais ou escritórios de advocacia, além de utilizarem a inteligência artificial.
“Os golpistas cobram taxas para a liberação do pagamento de precatórios. Esse é um problema que cresce em escala industrial. Eles se passam por advogados e entram em contato com os servidores, através de aplicativos de mensagem, usando imagem de advogados que pegam nas redes sociais. Eles utilizam dados dos servidores, com CPF e número de processos”, alertou Davi, em entrevista ao programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9).
Acerca das medidas de prevenção, o advogado sugeriu que os servidores entrem em contato com seus advogados na primeira suspeita, e reforçou que os juristas não cobram nenhum valor para a liberação de precatórios. “Desconfie sempre. Temos casos de pessoas que pagaram até R$ 12 mil para os golpistas e infelizmente é muito difícil recuperar os valores. Depois que o dinheiro cai em uma conta, ele se pulveriza”, lamentou.
Sobre o combate ao golpe dos precatórios, o especialista revelou que já existe um diálogo do Conselho Federal da OAB com o Ministério Público para federalizar o crime, argumentando que os criminosos atuam em conjunto de vários estados diferentes, como Ceará, Rio Grande do Sul e Amapá. “Concluímos que a Polícia Federal tem mais recursos para o enfrentamento dessa prática criminosa, por isso o pedido”, finalizou Davi Silva.
Deixe seu comentário
Publicidade

