Doutora Elza Rezende lança livro ‘O leque e o funil: dois objetos imprescindíveis no diagnóstico médico’
Evento de autógrafos será nesta terça-feira, 1 de julho, no auditório do Hospital Universitário da Unifap; obra apresenta reflexões elaboradas pela autora ao longo dos seus até agora 35 anos de médica e de dedicação ao ensino e à formação de profissionais

Douglas Lima
Editor
O auditório do Hospital Universitário da Unifap será aberto às 1930min desta terça-feira, 1 de julho, para o lançamento do livro ‘O leque e o funil: dois objetos imprescindíveis no diagnóstico médico’, escrito pela mestra em ciências da saúde, a broncoscopista Elza Rezende.
A autora aproveitou o programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), na manhã desta segunda-feira, 30, para anunciar o lançamento que a iniciará como autora de livros, destacando que O leque e o funil… será a primeira de outras obras escritas por ela.
A doutora Elza reúne no livro reflexões elaboradas ao longo dos seus até agora 35 anos de médica e de dedicação ao ensino e à formação de novos profissionais, propondo abordagem que valoriza a escuta clínica, raciocínio diagnóstico e sensibilidade no atendimento ao paciente.
A autora explicou que o ‘leque’ que compõe o título do livro se refere às possibilidades de diagnóstico a serem dadas a um paciente, enquanto o ‘funil’ é o refinamento do diagnóstico, ou seja, a identificação da doença a ser tratada.
Elza Rezende ensinou que o médico não trata de doenças, mas de pessoas com doenças, daí o aconselhamento a não se basear no que diz o Google, que fala da doença sem filtrar o diagnóstico do paciente.
O livro é voltado para acadêmicos e profissionais da saúde, concretização de um sonho da autora que carrega o compromisso com a prática médica humanizada, começando o diagnóstico pela escuta, olhar atento e a construção do vínculo com o paciente.
Deixe seu comentário
Publicidade


