Cidades

Grupo Irmãos Unidos (AA) completa 46 no Amapá

Reunião comemorativa de membros do Alcoólicos Anônimos ocorrerá sábado, 5


 

Douglas Lima
Editor

 

Fazendo parte da iniciativa dos Alcoólicos Anônimos (AA) no Amapá, o Grupo Irmãos Unidos completará 46 de sua criação no próximo sábado, 5. A reunião comemorativa vai reunir membros para um ‘corujão’. Sobre a celebração e o AA, o programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário FM 90,9) recebeu a assistente social Jane Betânia e Paulo (nome fictício), que largou a bebida há mais de 40 anos.

 

 

Esclarecendo sua presença na entrevista, Jane informou que no AA ela assume o papel de “amiga”, uma pessoa que auxilia na recuperação e frequenta os lugares representando os dependentes em aparições públicas.

 

“O amigo é uma pessoa que não é alcoólatra e vai onde o membro do AA não pode ir”, explicou a assistente social. Outro ponto em sua fala é que o alcoolismo é uma doença que afeta a parte física e psicológica do enfermo.

 

Paulo, membro do Grupo Irmãos Unidos e sóbrio há 41 anos, falou de um dado preocupante, segundo a ONU: a terceira doença que mais mata no mundo é o alcoolismo. “Felizmente o AA salva homens e mulheres no Amapá. A sociedade desconhece a real situação e acha que é um vício, mas é uma doença de obsessão. Eu era o tipo violento; junto com o álcool também deixei o fumo”, informou.

 

A dupla ainda deixou um alerta, no casos das pessoas com a doença, mesmo após anos de sobriedade, não haverá o consumo saudável do álcool caso a pessoa volte a beber. “É preciso assumir a impotência perante o álcool e seguir os 12 passos”, ressaltou Paulo. “Para entrar no AA você só precisa querer, não tem taxas nem inscrições. Vamos te ouvir sem julgar”, concluiu Jane.

 


Deixe seu comentário


Publicidade