Nota 10

Verão Maker: projeto leva oficinas gratuitas de robótica e astronomia para estudantes de oito municípios do Amapá

Projeto estimula criatividade, inovação e interesse pela ciência em crianças e adolescentes


 

Estudantes da rede pública do Amapá estão tendo a oportunidade de vivenciar experiências educativas inovadoras por meio do Projeto Verão Maker. A iniciativa é realizada pelo Programa Samaúma Tech, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras municipais.

 

A programação iniciou na terça-feira, 8, nos municípios de Macapá e Mazagão, com oficinas gratuitas voltadas para crianças e adolescentes. Ao longo do mês de julho, o projeto alcançará oito municípios amapaenses, levando ações nas áreas de robótica educativa, sustentabilidade, tecnologia e astronomia.

 

As oficinas práticas promovem a cultura maker e o pensamento criativo, com a proposta de reutilizar materiais descartáveis na construção de robôs e protótipos. Além disso, o Planetário Móvel está presente em parte da programação, proporcionando experiências imersivas sobre astronomia e ciências do espaço. O equipamento itinerante passará por Mazagão, Porto Grande, Calçoene, Serra do Navio e Oiapoque.

 

Em Macapá, as oficinas aconteceram no Colégio Amapaense. Onde os estudantes aprenderam a utilizar peças reaproveitáveis na montagem de estruturas robóticas.

 

 

“Utilizamos materiais descartáveis para mostrar que é possível criar componentes reutilizáveis. A robótica também é isso, reaproveitar o que iria para o lixo e enxergar possibilidades criativas”, destacou Amanda Martins, professora do Verão Maker.

 

No município de Mazagão, o destaque foi o Planetário Móvel, que utiliza metodologias da chamada “Nova Educação” para transformar o aprendizado em uma experiência visual e sensorial.

 

 

“O planetário desperta a curiosidade das crianças e complementa o que elas aprendem em sala de aula. É uma ferramenta que contribui para o avanço da educação e incentiva o interesse pela ciência”, explicou Paulo França, coordenador do Núcleo de Ações Estratégicas da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).

 

 Verão Maker

O Projeto Verão Maker integra o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), que tem como missão democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico no Amapá, fortalecendo a educação pública e de qualidade.

 

A iniciativa busca despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e pela tecnologia, promovendo o desenvolvimento de competências digitais e a valorização da cultura científica no estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade