Cidades

Conferências municipais e livres acontecem nos 16 municípios para tratar políticas públicas e equidade de gênero

Os encontros antecedem a edição estadual, marcada para os dias 25 e 26 de agosto, no Sebrae Amapá


 

O fortalecimento das políticas públicas e equidade de gênero são alguns temas que estão sendo debatidos por lideranças e movimentos feministas nas conferências municipais e livres em todo o estado, que voltaram a acontecer após 10 anos com apoio do Governo do Amapá.

 

Articulada pelo Conselho Estadual das Mulheres do Amapá (Cedimap) em junho, com integrantes do Governo do Estado, a retomada das conferências foi debatida com movimentos feministas. A primeira ocorreu em 25 de junho, no Instituto Lidera Amapá, outra em 5 de julho com as Mulheres Negras de Macapá.

 

 

Na quinta-feira, 10, a conferência municipal ocorreu pela primeira vez Serra do Navio, cerca de 200 km da capital. O encontrou contou com o apoio da gestão municipal, Cedimap e Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM).

 

A presidente do Cedimap, Alzira Nogueira, falou com entusiasmo dos encontros que estão acontecendo antes da 5ª Conferência Estadual, que terá como tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.

 

“Estamos muito felizes com esses encontros que definem diretrizes para as políticas públicas de promoção, defesa dos direitos das mulheres e igualdade de gênero, promovendo um espaço mais justo para todas. E em Serra do Navio, foi um marco na política local, com a primeira conferência realizada na cidade, além de ser muito participativa, com representatividade e rica na elaboração de propostas”, destacou a presidente.

 

Uma das participantes foi a coordenadora de comunicação da 5ª Conferência Estadual, Yasmyn Bentes, de 23 anos, que destacou a importância da iniciativa que aconteceu pela primeira vez no município.

 

 

“É extraordinário acompanhar esse momento ímpar aqui, porque é a primeira vez que Serra do Navio recebe a Conferência de Políticas para Mulheres, e muito significativo, porque a gestão está sendo feita por uma prefeita mulher. Sabemos da importância da implementação dessas políticas, dos termos desse mecanismo, e desse instrumento de elaboração de políticas públicas, é gratificante estar aqui dando esse suporte real para que as mulheres se sintam prestigiadas e abraçadas pela nossa comissão, pelo Cedimap e pela Secretaria de Políticas para Mulher”, destacou Yasmim.

 

As conferências continuam durante o mês de julho nas cidades de Oiapoque, Laranjal do Jari, Santana e Macapá, além das conferência livres que se estendem pelo mês de agosto.

 

A secretária de Políticas para Mulheres de Serra do Navio, Marinalva de Sena Gomes, disse que o convite foi feito pelo Cedimap e reforçou que as mulheres que moram dentro do Parque das Montanhas do Tumucumaque precisam ser atendidas pelas políticas públicas.

 

 

“As conferências municipais vêm para fortalecer a conferência estadual e a nacional garantindo políticas de desenvolvimento, de atendimento à mulher e que possa chegar em municípios longínquos como o nosso, porque estamos dentro do polígono do município com 100% dentro do Parque Montanhas do Tumucumaque. E as mulheres daqui e de Serra do Navio precisam sim ser atendidas com políticas públicas”, ressaltou a secretária.

 

CONFIRA AS PRÓXIMAS DATAS DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS:

  • 15 e 16 de julho – Laranjal do Jari
  • 17 de julho – Oiapoque
  • 24 de julho – Santana
  • 28 de julho – Macapá

 

CONFERÊNCIAS LIVRES:

  • 17 de julho – União de Mulheres Brasileiras
  • 5 de agosto – Tribunal Regional Eleitoral
  • 18 de agosto – Coletivo de Mulheres Negras do Oiapoque
  • 25 e 26 de agosto, no Sebrae- Conferência Estadual

 


Deixe seu comentário


Publicidade