Política

Tribunal de Contas do Amapá inicia reuniões técnicas nos municípios

O objetivo é estreitar os laços entre a instituição e as administrações municipais, buscando aprimorar a gestão pública para melhorar os serviços ofertados à população do estado


 

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) iniciou, ao longo desta semana, um roteiro estratégico de reuniões técnicas nos 16 municípios amapaenses, começando pelo município de Calçoene. O objetivo é estreitar os laços entre a instituição e as administrações municipais, buscando aprimorar a gestão pública para melhorar os serviços ofertados à população do estado.

 

O presidente do TCE, Reginaldo Ennes, enfatizou a relevância do diálogo com os gestores para a melhoria da administração pública local. “Estamos em Calçoene, que é o primeiro município a receber a reunião técnica do Tribunal de Contas, com o propósito de aproximar a gestão municipal do Tribunal, o que certamente contribuirá para a melhoria das políticas públicas do estado e o aprimoramento dos nossos índices”, declarou Ennes.

 

 

Acompanhando a comitiva do TCE/AP, o ouvidor-geral, conselheiro Amiraldo Favacho, destacou o caráter orientador e educativo da iniciativa. “Enquanto órgão auxiliar do Poder Legislativo, o Tribunal reafirma seu compromisso com a aproximação e o diálogo, trazendo seus técnicos e servidores para contribuir com a gestão municipal, dentro da nova dinâmica estabelecida pelo presidente Reginaldo Ennes”, afirmou.

 

O prefeito de Calçoene, Toinho Garimpeiro, agradeceu a iniciativa e afirmou que é fundamental saber como gerir os recursos e prestar contas para evitar futuras sanções, ressaltando o valor da colaboração entre os poderes. “Ter o Tribunal de Contas mais próximo trará maior conhecimento para termos uma gestão diferenciada, com mais responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, prestando contas de forma transparente sobre verbas destinadas a obras, saúde e educação”, pontuou o prefeito, destacando a importância da proximidade para uma gestão eficaz.

 

 

O secretário de Educação de Calçoene, Francisco José dos Santos, ressaltou o impacto positivo da reunião. “Essa visita é de extrema importância, pois vem agregar, sobretudo na gestão da educação, informações que nos proporcionarão segurança na tomada de decisões e no acompanhamento de todas as ações que estamos desenvolvendo em nosso município”, enfatizou o secretário.

 

A diretora da Escola de Contas, Hécia Souza, durante a reunião, colocou a Escola de Contas do TCE do Amapá à disposição para auxiliar nas capacitações dos gestores públicos no município.

 

 

Durante a visita, foi destacada a participação dos auditores da Primeira Infância e a importância do diálogo com os vereadores, o prefeito, os secretários municipais e representantes da sociedade civil. Além da reunião, o presidente do TCE também visitou unidades de saúde do estado e do município.

 


Deixe seu comentário


Publicidade