Governo do estado reforma Escola Estadual Dr. Murilo Braga, em Mazagão
A escola vai atender mais de 600 alunos no município

Da Redação
O Governo do estado entrega nesta terça-feira (29), em Mazagão, a Escola Estadual Dr. Murilo Braga, que foi totalmente reconstruída.
“A maior parte dela foi derrubada e refeita. Amanhã será uma grande festa que o governador Clécio vai fazer com a comunidade. É a escola mais antiga do município, tem 73 anos de história, em um período de expansão da educação no estado”, falou a secretária de Educação do Amapá, Sandra Casimiro.
A escola foi completamente reconstruída e agora conta com 12 salas de aula, um ambiente de aprendizagem, salas de gestão, biblioteca, refeitório e outros ambientes pedagógicos. Todos os ambientes são climatizados e utilizam mobílias novas. A unidade também conta com uma quadra poliesportiva, passarelas cobertas interligando os blocos e uma área com playground.
Os serviços foram executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Tesouro Estadual e articulação do senador Davi Alcolumbre. Também foram investidos mais de R$ 510 mil em um novo mobiliário, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Outras duas escolas na zona rural de Mazagão também estão sendo reformadas pelo estado e devem ser entregues nos próximos dias.
Histórico
A Escola Estadual Doutor Murilo Braga foi fundada no dia 29 de abril de 1952, como parte do desenvolvimento educacional do recém-criado Território Federal do Amapá. Em 1971, recebeu o nome Escola de 1° Grau Dr. Murilo Braga.
Nascido em 8 de dezembro de 1912, em Luzilândia (PI), Murilo Braga de Carvalho foi advogado e um ilustre educador brasileiro, contribuindo para a expansão da educação em todo o país. Como diretor do Instituto de Educação do Ministério da Educação (MEC) e nomeado para a Diretoria de Psicologia Aplicada do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Iep), ele impulsionou projetos de interiorização do ensino, em áreas rurais e ribeirinhas.
Murilo Braga faleceu em 1952, durante uma missão oficial nos Estados Unidos. Seu legado foi eternizado na educação brasileira, tendo diversas instituições criadas e nomeadas em sua homenagem.
Atualmente, a escola conta com 600 alunos matriculados regularmente no ensino fundamental 2 regular, atendendo estudantes nos turnos da manhã e da tarde. A equipe de 54 professores desempenha um papel fundamental na inclusão educacional de estudantes das áreas mais remotas de Mazagão, em comunidades como Vila Nova, Furo Beija-Flor e diversos igarapés.
Deixe seu comentário
Publicidade



