Política

Governador Clécio Luís e senador Randolfe inspecionam navio sonda da Petrobras

Embarcação NS-42 encontra-se entre os estados do Pará e Amapá


 

Da Redação

 

O governador do Amapá, Clécio Luís, e o senador Randolfe, realizam nesta segunda-feira (28) uma inspeção para conhecer o navio sonda NS-42 da Petrobras, para entender o sistema de operação e como será feita a simulação na costa do Amapá. A embarcação encontra-se entre os estados do Pará e Amapá.

 

“A Petrobras tem tomado muito cuidado para não atropelar nenhum processo. Esse navio já poderia estar no Amapá hoje, mas a Petrobrás está aguardando a decisão do Ibama para fazer a avaliação pré-operacional, que é a simulação de vazamento de óleo. A Petrobras já tem esse plano de resposta para acidente, embora nunca tenha ocorrido”, explicou o governador Clécio Luís.

 

 

O governador ressalta que a Petrobras cumpriu todos os requisitos, o único que faltava era o hospital de fauna de Oiapoque, que está pronto desde março. No entanto, o Ibama permanece sem ceder o licenciamento.

 

“O navio sonda está há 17 dias esperando essa resposta, e ele custa, para nós brasileiros, R$ 4 milhões ao dia. Licenciamento não depende de reunião; depende de cumprir ou não os requisitos. Todos os pré e pós-requisitos foram cumpridos, o Ibama tinha que dar a liberação, já que foram cumpridos. O Ibama não fez e marcou uma reunião para o dia 12 de agosto, isso é inédito, não existe. É para protelar, às custas do povo brasileiro. É um absurdo e nós temos que nos indignar”, defendeu Clécio Luís.

 

Além das barreiras na Petrobras, o estado também enfrenta dificuldades junto ao Ministério Público Federal (MPF), que recomendou a não realização da pesquisa pré-operacional, alegando que a pesca na região seria prejudicada.

 

O senador Randolfe garante que junto ao governo federal há uma soma de esforços para liberação do licenciamento.

 

 

“Não há justificativa para se protelar mais. E eu espero que, em algum momento, exista um toque de bom senso, e nós possamos liberar a sonda para chegar até Oiapoque. Tenho certeza que nos próximos dias, com a mobilização que faremos, vamos dar conta disso”, argumentou o senador Randolfe.

 

O líder do governo no Congresso Nacional afirma que o presidente Lula é a favor da exploração.

 

“O presidente Lula já se manifestou claramente a favor da pesquisa e da exploração, porque ele tem consciência da importância para o Amapá e é indispensável para o Brasil. Estamos falando de uma reserva de mais de 30 milhões de barris, uma das maiores reservas petrolíferas da costa equatorial. Vai ser um diferencial na nossa transição energética, na autonomia econômica do país e no desenvolvimento regional”, finalizou o senador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade