Audiência pública vai discutir ações para conter impactos estruturais da ponte sobre o Rio Matapi
Debate atende a pedido do deputado Junior Favacho (MDB) e será realizado no Plenário Deputado Dalto Martins

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) promove, no dia 21 de agosto, audiência pública para debater medidas emergenciais necessárias para conter os riscos estruturais da Ponte sobre o Rio Matapi, que interliga os municípios de Santana e Mazagão, diante dos recorrentes acidentes envolvendo embarcações de carga que colidem com seus pilares.
O debate atende a pedido do deputado Junior Favacho (MDB) e será realizado no Plenário Deputado Dalto Martins, com a participação dos seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Transportes do Amapá (Setrap), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marinha do Brasil, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Defesa Civil Estadual, além de representantes da sociedade civil e operadores fluviais da região.
Na justificativa, o deputado Junior Favacho destaca que se trata de um assunto de extrema gravidade e urgência, que impacta diretamente a segurança viária, a navegação fluvial e a logística regional do Amapá: a condição estrutural crítica da Ponte sobre o Rio Matapi, eixo fundamental da mobilidade na região sul do Estado. “É de conhecimento público que balsas de transporte de carga vêm colidindo reiteradamente com os pilares da referida ponte, o que resultou na total destruição das estruturas de proteção submersas”, informa o deputado, acrescentando que a ponte tem papel fundamental na mobilidade regional e no escoamento logístico do Amapá, encontrando-se em risco real de comprometimento estrutural. A ausência de regras rígidas de navegação no trecho fluvial coloca em risco vidas humanas, o patrimônio público e a continuidade dos serviços de transporte na região.
O último fato ocorreu na manhã do dia 2 de agosto. Segundo informações, a balsa, pertencente a uma empresa particular, colidiu parcialmente com a estrutura da ponte enquanto tentava passar por baixo, transportando vários veículos. No dia 14 de março, um novo acidente foi registrado: uma balsa que transportava caminhões colidiu com a proteção dos pilares da Ponte da Integração Washington Elias dos Santos, sobre o Rio Matapi, na Rodovia AP-440, que liga os municípios de Santana e Mazagão.
A Ponte da Integração, inaugurada em dezembro de 2017, colocou fim a 50 anos de travessia feita por balsas no Rio Matapi e contribui diretamente para o escoamento da produção agrícola, artesanal e extrativista do município de Mazagão e do sul do Estado.
Deixe seu comentário
Publicidade

