Polícia

Operação Yamata: polícia cumpre mandados contra lideranças de facção envolvidas em homicídios

Ordens judiciais foram cumpridas nos sistemas prisionais do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo; um homem que estava em liberdade provisória foi preso no Paraná


 

Da Redação

 

Nesta sexta-feira, 8, a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou a Operação “Yamata” para combater homicídios ligados a uma facção criminosa.

 

A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência e Operação (Ciop) da SEJUSP, das polícias penais dos Estados do Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo, e da Polícia Civil do Paraná.

 

Três mandados de prisão foram cumpridos no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Amapá, dois no sistema prisional no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Um homem que estava em liberdade provisória foi preso no Paraná.

 

 

As investigações tiveram início em fevereiro do ano passado e apuraram 19 casos de homicídios ocorridos entre agosto e outubro de 2023, sendo 15 consumados e quatro tentados, nos bairros Pacoval, Perpétuo Socorro e Cidade Nova, na capital amapaense. Todos motivados por disputas internas de uma facção criminosa.

 

Segundo o delegado Leonardo Leite, titular da DHPP, os presos são lideranças que ordenaram os crimes.

 

O nome Yamata remete à Yamata no Orochi, serpente de oito cabeças da mitologia japonesa, em referência ao número de alvos da operação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade