Polícia

Batalhão Ambiental apreende 15 litros de substância usada no refino de cocaína

Produto estava em navio que havia atracado em Porto de Santana; embarcação não tinha autorização para transportar substâncias perigosas


 

Da Redação

 

Durante fiscalização rotineira de combate a crimes ambientais, no Porto Norte, antigo Porto Souza Mar, em Santana, uma equipe do Batalhão Ambiental da Polícia Militar apreendeu 15 litros de produto corrosivo transportado de forma irregular em um ferry boat.

 

De acordo com informações, ao atracar no porto, os policiais passaram a abordar passageiros e inspecionar pacotes e cubas da embarcação. Na entrada do escritório interno foi encontrada uma caixa de papelão com adesivo de produto corrosivo. Com autorização do auxiliar administrativo responsável pelas passagens e mercadorias, a equipe verificou o conteúdo e constatou que se tratava de ácido fosfórico (substância química que normalmente é usada no refino de cocaína) e outra substância não divulgada por segredo industrial. O material estava acondicionado em três recipientes de cinco litros cada, totalizando 15 litros.

Ao ser indagado, o funcionário informou que o produto não possuía nota fiscal. Na verificação da documentação da embarcação o certificado de segurança apontava autorização apenas para transporte de passageiros e carga geral, sem permissão específica para substâncias perigosas. Também não havia sinalização sonora ou visual indicando o transporte de produto perigoso, nem local seguro sinalizado e isolado para armazenar o material. Além disso, não havia profissionais treinados a bordo para lidar com o produto em caso de acidente.

 

Diante das irregularidades e dos riscos à segurança e ao meio ambiente a carga foi apreendida e, juntamente com o auxiliar administrativo, apresentada à autoridade competente para as providências cabíveis.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade