Ziulana Melo

Social


 

Chef Flora Dias vem se destacando
no Rio gastronomia 2025.

Ela declara estar se sentindo
honrada por participar do maior
evento do setor na América Latina.

 

 

Em clic especial, talentosíssima
cantora Letícia Auolly festejando seus
33 anos de idade. Parabéns especial desta colunista!

 

Presidente do Congresso Nacional, senador
Davi Alcolumbre, quando prestigiava lançamento do
livro ‘Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas,’
do senador Edison Lobão. Obra, que é
prefaciada pelo ex-presidente José Sarney.

 

 

Seletiva Amapá

Neste sábado, 23, seis composições de sambistas do Amapá participam da etapa estadual do concurso de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, no Trapiche Santa Inês, na Orla de Macapá.

A seletiva vai escolher qual criação irá para a grande final, marcada para o dia 27 de setembro, na quadra da tradicional escola de samba carioca, no Rio de Janeiro. O tema para o Carnaval 2026 da Verde e Rosa é “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”.

 

Delícia

O Amapá marca presença no 9º Salão do Turismo com uma experiência gastronômica que celebra a tradição local: o Cunani com Arroz Branco e Banana Palha.

O preparo combina ingredientes típicos da região com sabores autênticos, traduzindo a identidade culinária amapaense.

Na Cozinha Show, um chef convidado prepara o Cunani ao vivo, revelando os segredos do prato, desde a escolha dos ingredientes frescos até a finalização com a banana palha crocante.

 

Jovem Senador

A Semana de Vivência Legislativa do programa Jovem Senador 2025 chegou ao fim nesta sexta-feira, 25, no Senado Federal, em Brasília.

Ao longo de cinco dias, estudantes de todos os estados puderam aprender mais sobre o trabalho dos senadores brasileiros.

Entre os jovens senadores desta edição destaca-se a amapaense Ellen Lahandria, aluna da Escola Estadual Munguba do Jari, de Vitória do Jari, teve a redação vencedora do Amapá entre uma seletiva com 3.222 estudantes de 146 escolas do estado.

 

Estudante Ellen Lahandria
representou o Amapá durante
cinco dias no Senado Federal. 

 

Giro

 

Simpósio – Nos dias 04 e 05 de setembro, o Museu Sacaca será palco da segunda edição do Simpósio Amazônia Criativa e Sustentável, que se consolida como um espaço de encontro, escuta e cocriação de futuros, unindo saberes ancestrais e inovações contemporâneas diante da emergência climática que o mundo enfrenta.
A programação também faz parte das ações comemorativas dos 10 anos da Duas Telas Produtora Cultural, que é correalizadora do evento.

 

Língua Estrangeira – O Exame de Língua Estrangeira para a Pós-graduação (Elep) está com inscrições abertas até o dia 2 de setembro, pelo site https://depsec.unifap.br/concursos.

As provas serão aplicadas em 25 de outubro: espanhol (manhã) e francês (tarde); e em 26 de outubro: inglês (manhã).

É possível se inscrever em mais de uma modalidade.

 

*****************************