Rurap apresentará na Expofeira o açaibot, peconha robótica para coleta de frutos
Órgão vai estar no evento com minifazenda com objetivo, entre outros, de apresentar o aprimoramento da pesca na bioeconomia do açaí na agricultura familiar, olericultura e horticultura

Douglas Lima
Editor
Lembrando que o tema da 54ª Expofeira do Amapá é ‘Amazônia sustentável e desenvolvida’, o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, informou na manhã desta sexta-feira, 29, que durante os nove dias do evento o órgão apresentará tecnologias e formas de acessar créditos ao pequeno produtor e ao agricultor familiar.
Uma das tecnologias anunciadas pelo diretor ativa tanque com filtro biológico na aquicultura para suprimentos e água a espécies como o pirarucu e o tambaqui. “A proposta é levar essa tecnologia para o pequeno produtor desenvolver em sua propriedade, alicerçado por órgãos públicos, entre eles a Secretaria Estadual de Pesca”, disse Kelson Vaz.
O titular do Rurap explicou que o filtro biológico é um arranjo regional que une o caroço do açaí ao carvão vegetal, fazendo troca de águas e oxigenação, além de ajuda na nutrição das espécies trabalhadas em cativeiro.
Kelson Vaz anunciou que o Rurap vai estar na 54ª Expofeira do Amapá com uma minifazenda com o objetivo, entre outros, de apresentar o aprimoramento da pesca na bioeconomia do açaí na agricultura familiar, olericultura e horticultura.
“O governador Clécio quer que o pequeno agricultor leve a tecnologia para sua propriedade, para baratear custos e aumentar a produção dentro dos modelos de dois módulos ou quatro módulos, que são com os quais trabalhamos na agricultura familiar”, explicou o diretor-presidente.
Kelson mostrou que haverá condições de se entregar equipamentos agrícolas e ao mesmo tempo ajudar o pequeno produtor a fazer um crédito para que ele possa atuar nas áreas de pesca, irrigação ou manejo de açaizais.
O presidente antecipou que na Expofeira será apresentado o açaibot ou peconha robótica, tecnologia apropriada para coleta de frutos, principalmente em árvores finas que não oferecem condições do peconheiro subir.
Segundo Kelson Vaz, o açaibot será de muita serventia na área de produção para a agroindustrialização. Também será apresentado na 54ª Expofeira do Amapá um biodigestor para trabalho com resíduos sólidos, podendo produzir gás de cozinha.
Deixe seu comentário
Publicidade


