Samu detalha fluxo de urgência e emergência para agilizar socorro a pacientes durante a 54ª Expofeira
Além do serviço móvel pré-hospitalar, a Secretaria de Saúde montou dois postos de atendimento, retaguarda nos hospitais e apoio aéreo para casos graves

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá papel estratégico na 54ª Expofeira do Amapá, reforçando o esquema montado pela Secretaria de Saúde (Sesa) para atender visitantes, expositores e trabalhadores durante os nove dias de programação realizada pelo Governo do Amapá. O evento inicia no sábado, 30, e segue até 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O fluxo de atendimento pré-hospitalar funcionará de forma integrada. O acionamento do serviço poderá ser feito pelos números 190, 192 ou 193, que direcionam a ocorrência ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) ou à Central de Regulação Médica do Samu 192. Ao receber a chamada, o médico regulador fará a avaliação da situação clínica e classificará o risco de vida, acionando a equipe adequada para o socorro.
O solicitante pode ser um visitante da feira, bombeiros, policiais, profissionais dos postos fixos de saúde ou até mesmo a própria equipe do Samu, quando identificar uma ocorrência sem regulação prévia. As ambulâncias do Samu estarão posicionadas em pontos estratégicos dentro do Parque de Exposições, permitindo deslocamento rápido a qualquer área do evento.
Pacientes em estado grave, classificados como laranja ou vermelho, serão removidos para o Hospital de Emergência (HE), em Macapá, ou para o Hospital Estadual de Santana (HES). Pacientes de menor gravidade, classificados como azul ou verde, receberão atendimento no local e poderão ser liberados.
O Samu estadual vai atuar com duas equipes de pronto atendimento: uma de Suporte Avançado (USA), composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e outra de Suporte Intermediário, formada por enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. Também contará com o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), preparado para remoções rápidas em casos críticos.
“Nos preparamos para garantir resposta rápida e assistência segura em qualquer situação, desde casos leves até situações de urgência com risco de vida. Além dos pontos fixos, as equipes estarão em constante deslocamento para alcançar o público com agilidade”, destacou Donato Farias, diretor do Samu.
Saúde integral na maior vitrine da Amazônia
Durante todo o evento, os visitantes terão à disposição dois pontos fixos de urgência e emergência, em funcionamento diário das 18h até o fim da programação. Esses espaços foram ampliados em relação à edição anterior e contam com equipes multiprofissionais com cerca de 25 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos, estarão de plantão.
A estrutura terá ainda leitos de observação e atendimento farmacêutico. As unidades estão localizadas em áreas de grande circulação, próximas à Arena Rio Amazonas, à Caravela, à Arena das Rainhas, ao Aquário da Inovação e ao Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia.
Já o programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, levará saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais. Os atendimentos ocorrerão das 9h às 13h, e contarão com trailers modernos, além de uma equipe de profissionais especialistas. Durante à noite, haverá atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.
O plano envolve também ações integradas da Sesa, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Fundação de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e GTA, assegurando cobertura completa.
Deixe seu comentário
Publicidade


