Cidades

Pavilhão da 1ª ExpoAmazônia apresenta espaço dedicado para cadeia produtiva do açaí

Produtores apresentam diversas formas de gerar negócios com o fruto e atraem parcerias e propostas de investidores


 

Para valorizar a cadeia produtiva do açaí, o pavilhão da 1ª ExpoAmazônia apresenta um espaço exclusivo, que reúne empresas dedicadas ao aproveitamento sustentável da polpa e dos resíduos do fruto. O pavilhão é um dos principais destaques da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado, voltado ao fortalecimento do empreendedorismo verde e da bioeconomia local, em preparação para a COP30.

 

Para representar todos os ciclos do açaí, a presidente do Sindicato dos Produtores e Beneficiadores dos Produtos da Floresta (SindAçaí), Amanda Nery, de 23 anos, organizou um espaço de apresentação com produtos das empresas participantes. Segundo a gestora, o pavilhão se tornou uma vitrine para mostrar o potencial diversificado da produção local.

 

 

“São cerca de dez produtos derivados do açaí, desde a polpa até os subprodutos do caroço. Na cadeia produtiva temos iniciativas como café, fertilizantes e soluções de energia limpa. Estamos aqui para mostrar que o açaí possui valor agregado em todas as suas formas, é lucrativo para o produtor, negociador e o consumidor final”, declarou Amanda.

 

A proposta do pavilhão é também atrair novos investimentos para o setor. Esse é o caso da empresa 1000 SuperFoods, subsidiária da multinacional Amazônia Bio, que busca iniciar operações no município de Mazagão, por meio da colaboração com produtores locais.

 

Segundo Diogo Paiva, sócio e Diretor de Sustentabilidade da 1000 SuperFoods, a parceria com comunidades amapaenses será fundamental para garantir um modelo de negócio sustentável e inclusivo, fortalecendo a imagem do Amapá como um polo de inovação verde.

 

 

“Estamos aqui para contribuir com toda a indústria. O açaí tem um ciclo produtivo com possibilidades que vão desde fertilizantes até alimentos liofilizados. Nossa esperança é nos apresentarmos como uma futura subsidiária no Amapá. Queremos que o Brasil e o mundo se encantem com a bioeconomia e entendam como essa cadeia é essencial para gerar valor, renda e qualidade de vida para as pessoas da Amazônia”, afirmou Paiva.

 

A multinacional Amazônia Bio já exporta produtos para 33 países, e agora, o foco está voltado para o açaí amazônico e amapaense. A presença do setor produtivo no pavilhão da ExpoAmazônia reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas de desenvolvimento regional aliadas à preservação ambiental. Ao destacar a cadeia produtiva do açaí como um espaço de transformação econômica e social, a 54ª Expofeira do Amapá se consolida como um evento estratégico para a valorização da economia sustentável.

 

A 1ª Expo Amazônia é a grande vitrine de negócios sustentáveis da 54ª Expofeira do Amapá. Possui um pavilhão de 6 mil metros quadrados, divididos em 8 quarteirões, com empresas, empreendedores, institucionais, comerciais, salão de negócios e uma vasta programação em debates. Possui foco estratégico de alcançar novos públicos e mercados, elevando ainda mais a geração de emprego e renda promovido pelo Governo do Amapá.

 


Deixe seu comentário


Publicidade