Randolfe articula reunião de exportadores de açaí com vice-presidente Geraldo Alckmin
Estado exporta anualmente em torno de US$ 20 milhões em bebidas e outros produtos à base do açaí para o mercado norte-americano

O senador Randolfe Rodrigues (AP) lidera uma agenda importante para a economia do Amapá nesta terça-feira, 2 de setembro. Ele acompanhará um grupo de empresários e cooperativas exportadoras de açaí do estado em uma reunião com o vice-presidente e ministro de indústria, comércio e serviços, Geraldo Alckmin. O encontro está marcado para as 16h, no Gabinete do MDIC, em Brasília.
A pauta central será a implementação de medidas do Plano Brasil Soberano (MP 1.309/25) para compensar os prejuízos sofridos pelo setor após a imposição de tarifas de 50% pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, incluindo derivados de açaí. O Amapá exporta anualmente cerca de US$ 20 milhões em bebidas e outros produtos à base do açaí para o mercado norte-americano.
“O açaí foi incluído na MP do Brasil Soberano justamente para receber um tratamento diferenciado e compensar essas perdas. Nosso objetivo é traçar, junto com o ministro, linhas concretas de ação que envolvam a busca de novos mercados, crédito subsidiado e compras governamentais, garantindo a saúde dessa importante atividade econômica para o nosso estado”, afirmou o senador.
Esfoço
O encontro é a continuação de uma frente de trabalho iniciada pelo senador no último dia 15 de agosto, em parceria com o governo do Amapá e a ApexBrasil. Na ocasião, reuniram-se diversas entidades para discutir estratégias de desenvolvimento e diversificação de mercados para as exportações do estado.
Participantes
Estarão presentes na reunião representantes de cooperativas e empresas exportadoras do Amapá, como Amazonbai, Bio+Açaí e Sambazon, que foram diretamente afetadas pela medida tarifária dos Estados Unidos.
Deixe seu comentário
Publicidade
