Política

Alap realiza primeira sessão especial na 54ª Expofeira do Amapá

Após a aprovação de várias leis voltadas para o setor agrícola, a deputada Alliny Serrão e o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amapá, Eduardo Braz, assinaram convênio por meio do programa Amapá Solar Servidor, instituído pelo Decreto nº 6.322, de 2024


 

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, pela primeira vez, uma sessão ordinária especial na Expofeira, que acontece no Parque de Exposições, no distrito de Fazendinha. A 54ª edição está sendo realizada de 30 de agosto a 7 de setembro, com o objetivo de fomentar as atividades do setor da economia regional e promover o Estado como um cenário estratégico no agronegócio brasileiro.

 

 

“É uma marca da nossa gestão fazer com que a Assembleia Legislativa se aproxime da população. No primeiro ano da gestão, em 2023, realizamos as sessões itinerantes. No segundo ano, a Caravana da Primeira Infância percorreu os 16 municípios. E agora estamos trazendo para dentro do Parque de Exposições uma sessão ordinária especial com uma pauta repleta de matérias voltadas para o desenvolvimento do Amapá”, destacou a presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União Brasil).

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Jayme Ferreira, e o defensor-geral do Estado, José Rodrigues, também ressaltaram a importância da Alap com a realização da sessão, ato que foi citado nos discursos do vice-governador do Amapá, Teles Júnior, e do governador Clécio Luís.

 

 

“Esta sessão da Assembleia Legislativa simboliza a democracia e o movimento que se aproxima do povo e dialoga diretamente com suas necessidades e expectativas. Essa iniciativa não apenas fortalece a representatividade, como também reafirma o compromisso dos nossos parlamentares com o futuro dessa terra promissora”, frisou Jayme Ferreira, acrescentando que o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá tem se empenhado em assegurar um ambiente de confiança indispensável para atrair investimentos e consolidar o crescimento que o Amapá tanto almeja.

 

Fizeram uso da palavra no Grande Expediente os deputados Júnior Favacho, Jesus Pontes, Edna Auzier e Roberto Góes. Todos destacaram o trabalho da Casa na aprovação das leis imprescindíveis para o crescimento do Estado. O mesmo tom otimista foi seguido pelos deputados Jory Oeiras, Liliane Abreu, Fabrício Furlan, Rodolfo Vale e Pastor Oliveira nas Comunicações Inadiáveis.

 

Após a aprovação de várias leis voltadas para o setor agrícola, a deputada Alliny Serrão e o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amapá, Eduardo Braz, assinaram convênio por meio do programa Amapá Solar Servidor, instituído pelo Decreto nº 6.322, de 2024. O programa tem como principal objetivo facilitar o acesso dos servidores públicos estaduais a sistemas de geração de energia solar fotovoltaica residencial.

 

Várias autoridades e servidores da Casa foram homenageados com o Título de Cidadão Amapaense, o Título de Mérito Legislativo do Agronegócio de Araújo Silva – Chagad e Moções de Aplauso de autoria de diversos deputados. Os novos cidadãos amapaenses são: Wellington Rogério Conci, Leonardo José Pontes, Wandenberg Montenegro de Vasconcelos Pitaluga Filho e Júlio César Ferreira Pereira Júnior, diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

 

 

O 3º sargento Washington Júnior Moraes Mendes, profissionais de educação física e mulheres “aliadas da causa” do Agosto Lilás também foram homenageados com Moção de Aplauso.

 

Foram aprovados 13 projetos de lei, com destaque para o de autoria do deputado Pastor Oliveira (Republicanos), que dispõe sobre as diretrizes para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar no Amapá.

 

 

“Este é um projeto de grande importância para a nossa sociedade, principalmente para o público do interior. Sabemos que, muitas vezes, por falta de perspectivas e oportunidades de emprego naquela região, muitos filhos deixam seus lares e vão para a cidade. Chegando à cidade, acreditam que ali terão essa oportunidade. O objetivo do projeto é manter esses jovens no interior, no campo, mostrando a eles que é ali que terão a chance de crescer”, justificou o deputado Oliveira.

 

O deputado Inácio (PDT) também defendeu o projeto de sua autoria, que institui no Amapá o Dia e a Semana Estadual da Amazônia Azul e da Economia do Mar. “A Amazônia Azul é uma porção do oceano já reconhecida, onde boa parte da margem equatorial, que tem tudo a ver conosco, está inserida. Todo o litoral brasileiro é considerado Amazônia Azul; inclusive, 16 de novembro é reconhecido como o Dia da Amazônia Azul. A Amazônia é reconhecida pela sua riqueza e importância”, defendeu o parlamentar.

 


Deixe seu comentário


Publicidade