Tecnologia uruguaia de irrigação remota é apresentada pela primeira vez no Brasil durante a Expofeira
Plataforma de irrigação remota estreia no Brasil em demonstração na Vitrine Tecnológica do Amapá Produtivo, organizada pelo Governo do Estado

Uma inovação internacional está chamando atenção na 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. Pela primeira vez no Brasil, a plataforma de irrigação remota Wistflow, desenvolvida por uma empresa do Uruguai, está sendo apresentada na Vitrine Tecnológica do Amapá Produtivo, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). A novidade chega ao estado em parceria com a empresa amapaense Você Telecom, que será responsável por apoiar a implantação da tecnologia na região.
O sistema funciona de maneira totalmente automatizada e pode ser controlado através de um aplicativo instalado no celular ou no computador. Isso permite que o agricultor acione bombas e válvulas de irrigação de qualquer lugar onde esteja, sem precisar se deslocar até a lavoura. Dessa forma, é possível ligar e desligar setores da plantação, regular a quantidade de água e otimizar o uso dos recursos naturais.
O empresário Nicolás Menoni, diretor e cofundador da Wistflow, destacou a importância de trazer a tecnologia para o Amapá.
“Desenvolvemos tecnologia de automação e controle para o setor agrícola. Em particular, temos uma solução para controlar e automatizar a irrigação, abrindo e fechando válvulas automaticamente e ligando e desligando bombas, tudo também automático e sem fio. É a primeira vez que estamos no Brasil e escolhemos a Expofeira para essa demonstração, com o apoio da Você Telecom e Governo do Estado para oferecer nossas soluções aqui no Amapá e na região Norte”, explicou Nicolás.
De acordo com o engenheiro agrônomo da SDR, Wescley Mendes, o sistema é especialmente útil para propriedades de grande porte.
“As válvulas solenoides permitem o acionamento remoto via aplicativo, controlando as áreas de forma prática e automatizada. Assim, é possível ligar e desligar setores inteiros da lavoura sem a necessidade de deslocamento físico do produtor. Essa é uma solução excelente e totalmente inovadora”, explicou o engenheiro.
O diretor comercial da Você Telecom Empresas, Juan Gomez, ressaltou que a parceria marca uma nova fase da atuação da companhia no Amapá. Ele explicou que a Você Telecom não se limita mais a ser apenas uma operadora de banda larga, mas se posiciona como uma fornecedora de soluções digitais para diferentes segmentos, incluindo agora o setor rural.
“Nós estamos trazendo parceiros tecnológicos que possam nos ajudar a fomentar essa última fronteira que nós temos, que é o Amapá. Com essas parcerias, estamos trazendo a irrigação automatizada, que funciona inclusive com energia solar e conectividade garantida pelo gateway da Você Telecom. Isso permite ao produtor controlar a irrigação de forma remota, temporizar o uso de água, acionar bombas e até utilizar sensores de umidade no solo para tornar o processo mais inteligente”, destacou.
Ele também fez questão de agradecer à Secretaria de Desenvolvimento Rural pela oportunidade de apresentar a tecnologia na prática.
“A SDR e a Expofeira foram fundamentais para essa demonstração. Graças a esse espaço, conseguimos mostrar diretamente aos agricultores como funciona a solução e de que forma ela pode transformar o campo com inovação e sustentabilidade”, completou.
Deixe seu comentário
Publicidade




