Mini farmácia é montada em postos de atendimento para reforçar assistência durante a 54ª Expofeira
Medicamentos e insumos foram disponibilizados, além de equipes de profissionais garantindo suporte imediato aos visitantes e trabalhadores no Parque de Exposições da Fazendinha

Os postos de atendimentos instalados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para o público que visita a 54ª Expofeira do Amapá estão equipados para oferecer assistência farmacêutica completa. No local, os pacientes recebem medicação imediatamente após a avaliação médica, seja por via oral ou intravenosa, conforme a necessidade clínica.
Os medicamentos mais utilizados são analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios e medicamentos para crises de hipertensão e diabetes, além de insumos para hidratação venosa.
“Há três anos, desde o retorno da Expofeira, acumulamos a experiência de identificar quais medicamentos devem ser disponibilizados. A cada edição, reforçamos e aprimoramos essa assistência”, explica a farmacêutica responsável por um dos postos, Patrícia Madureira.
Também são registrados atendimentos para casos de náuseas, vômitos, desidratação e reações alérgicas leves. A maioria envolve os próprios trabalhadores que atuam dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, que muitas vezes passam longas horas em atividade, sem se alimentar adequadamente e enfrentando fadiga.
Quando a situação exige maior gravidade, a equipe realiza o encaminhamento para unidades de urgência e emergência de referência, que atuam como retaguarda, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, Hospital de Emergência (HE) ou o Hospital Estadual de Santana.
Duas profissionais de farmácia se revezam nos postos, uma em cada espaço, para assegurar o compromisso no atendimento e abastecimento baseado na demanda diária de atendimento.
“Estamos atentos ao abastecimento e acesso rápido à medicação no próprio posto garantindo mais segurança ao paciente e reduz o risco de complicações.”, reforça a farmacêutica Mariana Picanço.
A Sesa reforça a importância de não se automedicar. “Tomar remédios por conta própria pode mascarar sintomas e atrasar o diagnóstico correto. Qualquer sinal de mal-estar deve ser avaliado por um profissional de saúde”, alerta a farmacêutica.
A assistência farmacêutica funciona durante todo o horário de funcionamento dos postos na Expofeira, garantindo atendimento gratuito e seguro para o público.
Deixe seu comentário
Publicidade



