Rurap e cooperativa Bio+Açaí firmam acordo para fortalecer cadeia do açaí
O documento estabelece parceria para execução de serviços de assistência técnica e extensão rural voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí e de outras culturas, com foco no manejo sustentável e na certificação agroflorestal

Nesta quinta-feira, 4, durante a programação da 54ª Expofeira do Amapá, realizada na Fazenda Rurap, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e a Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá (Bio+Açaí).
O documento estabelece parceria para execução de serviços de assistência técnica e extensão rural voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva do açaí e de outras culturas, com foco no manejo sustentável e na certificação agroflorestal. As ações previstas serão desenvolvidas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.
A assinatura foi feita pelo diretor-presidente do Rurap, Kelson de Freitas Vaz, e pelo presidente da Bio+Açaí, Paulo Moisés da Silva Ruy Secco. O acordo segue as disposições da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e do Decreto nº 11.531/2023, prevendo responsabilidades conjuntas como a elaboração de planos de trabalho, execução e monitoramento das ações, além da disponibilização de recursos humanos, tecnológicos e materiais.
O diretor presidente do Rurap, Kelson Vaz, ressaltou que o açaí fomenta a economia da Amazônia, gerando emprego e renda. O acordo reforça a política de fortalecimento da agricultura familiar e a valorização da biodiversidade amapaense, garantindo melhores condições de produção e mercado para os agricultores cooperados.
“É por isso que essa parceria é tão importante para ampliar nossa produção e fortalecer o açaí, que é nosso, da Amazônia. Isso é a prova da união de forças e oportunidade para nossa gente”, diz Kelson.
O diretor presidente da cooperativa de alimentos e biodiversidade do Amapá (Bio+Açaí), Paulo Moisés, explica que a cooperativa tem 16 anos de existência e que nasceu da luta de muitos agricultores, alguns que já se foram, mas que deixaram sua marca.
“Hoje, assinamos este acordo em parceria com o Rurap para continuar fortalecendo nossa produção, mas também para transformar vidas”, ressalta Moisés.
Deixe seu comentário
Publicidade


