‘Desafio Startup’ premia empresas inovadoras e de sucesso
Sumano e FreteConecta foram campeãs nas categorias Bioeconomia e Tecnologia por apresentarem modelos de negócios modernos e sustentáveis no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá

Durante a 54ª Expofeira, o Governo do Estado premiou os vencedores da terceira edição do “Prêmio Desafio Startup Amapá”, que envolveu todas as empresas inovadoras que participaram da maior feira de negócios da Amazônia. Com disputas nas modalidades de tecnologia e bioeconomia, foram distribuídos R$ 20 mil em recompensas na sexta-feira, 5.
Na categoria de tecnologia, a startup que faturou o primeiro lugar foi a Frete Conecta, uma plataforma online que conecta clientes a motoristas autônomos para serviços de frete, como mudanças e transporte fracionado, simplificando a busca e o agendamento por meio de uma aplicação intuitiva e segura.
O processo envolve inserir os endereços, selecionar o tipo de veículo e o número de ajudantes necessários, e depois confirmar e acompanhar o frete em tempo real. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Edivan Andrade, destacou que fomentar o setor de tecnologia é um dos caminhos para promover o desenvolvimento do Amapá.
“Não há nenhuma nação no mundo que tenha se desenvolvido sem o poder público fomentar iniciativas inovadoras, por isso, o Governo do Estado tem apostado neste setor, que vem crescendo a cada ano. No início desta gestão, a gente tinha 44 startups mapeadas, mas agora esse número saltou para 163”, frisou Andrade.
Na categoria bioeconomia, a startup vencedora foi a Sumano, que marca presença com um estande voltado à valorização de espécies regionais por meio da produção de farinhas funcionais. A empresa, originária do estado, trabalha com produtos voltados para o segmento de alimentação saudável, promovendo inclusão produtiva e de sustentabilidade.
“Foi uma surpresa muito boa, porque na nossa primeira participação na Expofeira já conseguimos nos destacar. Além de proporcionar uma visibilidade gigantesca, este evento nos colocou de vez no mercado”, pontuou João Pessoa.
Para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), a bioeconomia é uma das prioridades da atual gestão para promover o desenvolvimento do estado.
“A bioeconomia é um setor que o Governo do Estado aposta muito. A partir desta premiação, buscamos incentivar o crescimento de empresas deste setor e consolidá-las no mercado”, pontuou o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva.
Deixe seu comentário
Publicidade



