Cidades

Mais Sorriso realiza 470 procedimentos e entrega mais de 800 kits de higiene bucal aos trabalhadores rurais durante a Expofeira 

Foi uma semana de assistência odontológica dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, com serviços de limpeza, raspagem e restauração


 

Em uma semana, o programa Mais Sorriso realizou 470 procedimentos odontológicos aos trabalhadores rurais e entregou 835 kits de higiene bucal aos visitantes que participaram da 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado. O número expressivo de serviços marcou a maior vitrine de negócios da Amazônia, que encerrou no domingo, 7.

 

 

Os atendimentos oferecidos incluíram profilaxia (limpeza), raspagem de tártaro e restauração, sempre voltados para quem trabalhou na exposição e comercialização de produtos do setor primário no evento. Além disso, as equipes do Mais Sorriso orientaram sobre o câncer de boca e durante à noite, promoveram atividades lúdicas sobre saúde bucal para as famílias que visitaram o espaço no Parque de Exposições da Fazendinha.

 

O cuidador de animais, Jorcy Araújo, natural de Oriximiná, no Pará, mora em Macapá desde a década de 1960. Recebendo os serviços do programa pela segunda vez, ele aproveitou o momento para cuidar de um dente que precisava ser restaurado e valorizou o atendimento recebido.

 

 

“O atendimento aqui é outro nível. Ano passado eu vim aqui e, hoje, saio novamente satisfeito com o trabalho que fizeram nos meus dentes. Os profissionais daqui são muito acolhedores. Foi mais uma vez uma Expofeira ótima para os trabalhadores”, afirmou Araújo.

 

Os serviços ao trabalhador do campo foram resultados do apoio do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fizeram a triagem dos pacientes, garantindo 20 atendimentos diários.

 

No sábado, 6, último dia de atendimento, o trabalhador Gabriel Farias também buscou o serviço odontológico disponível no parque. Ele conta que mantém o cuidado com a saúde bucal regularmente.

 

 

“Eu tenho muita preocupação com meus dentes. Vou com frequência ao dentista. Vim fazer uma limpeza porque é muito cômodo ter esse serviço aqui, e não poderia deixar passar essa oportunidade. Então vim aproveitar. Muito boa essa iniciativa do Governo do Amapá”, destacou.

 

‘É difícil sair da comunidade para ir ao dentista. Saio daqui feliz’, diz agricultor após atendimento do Mais Sorriso na 54ª Expofeira do Amapá.

 

Inclusão e dignidade

Durante a Expofeira, um momento especial encantou visitantes e as equipes do Mais Sorriso. Na sexta-feira, 5, cerca de 20 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram acolhidas e conhecerem o espaço. Com brincadeiras e atividades lúdicas, eles receberam orientações de como cuidar da saúde bucal.

 

 

No espaço do Mais Sorriso, as crianças participaram do escovódromo, brinquedoteca e tiveram acesso aos trailers odontológicos, acompanhados por especialistas. A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que disponibilizou abafadores auriculares para garantir maior conforto sensorial às crianças.

 

Transformando sorrisos

A endodontista Daphne Macêdo, que também é coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforçou a importância da iniciativa e destacou a essência do programa, que foi idealizado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.

 

 

“Foram dias de muito trabalho, mas, para nós que amamos o que fazemos, é gratificante poder acolher, deixar o cidadão o mais relaxado e tranquilo possível para execução do serviço e, claro, garantir um bom resultado ao paciente. Essa é a essência do Mais Sorriso: acolher e transformar vidas”, declarou Daphne.

 

O programa recebeu o apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado estadual, Rodolfo Vale, que investiram nas ações de saúde bucal dentro da expofeira.

 

Criado pelo Governo do Amapá, o programa Mais Sorriso leva atendimentos odontológicos gratuitos à população em diferentes pontos do estado. Com ações itinerantes e fixas, o programa oferece desde atendimentos básicos até tratamentos especializados como endodontia e próteses, sempre com foco no cuidado da saúde bucal e da autoestima dos amapaenses.

 


Deixe seu comentário


Publicidade