Assembleia Legislativa realiza sessão solene em alusão ao Dia do Maçom
Um momento especial da solenidade foi a apresentação de um vídeo institucional que homenageou a história maçônica das três potências regulares do Estado do Amapá

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá realizou, na manhã desta sexta-feira (12), no plenário Dalto Martins, uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom. A cerimônia, proposta pelo deputado estadual Jesus Pontes (PDT), reuniu representantes das três potências maçônicas do Estado — o Grande Oriente do Brasil Amapá, o Grande Oriente Amapaense e a Grande Loja Maçônica do Amapá —, além de entidades femininas e familiares ligados à maçonaria.
A data, celebrada em 20 de agosto, remete a um episódio histórico de 1822, quando a maçonaria brasileira desempenhou papel fundamental no processo que culminou na Independência do Brasil. Desde então, a instituição é reconhecida pela defesa da liberdade, da democracia e da fraternidade — valores que se mantêm vivos até os dias atuais.
Durante a sessão, o deputado Jesus Pontes destacou a relevância da maçonaria na sociedade e a importância da homenagem prestada pela Assembleia. “São 400 maçons só na ordem do Grande Oriente do Brasil, uma instituição milenar que muito contribuiu para a democracia mundial e que tem feito muito pela filantropia no Amapá e em toda a Amazônia”, afirmou.
O ex-deputado estadual Paulinho Ramos, maçom da Grande Loja Maçônica do Amapá, também ressaltou o espírito de fraternidade e união que move a instituição. “O que estamos fazendo hoje aqui é nutrir a maçonaria. Ela é uma das últimas instituições preservadas e nós, maçons, temos que honrar isso. O maçom não é completo sem sua esposa, sem sua família. Nutrir a união é o que nos torna verdadeiros irmãos”, pontuou.
A participação feminina também ganhou espaço na solenidade. A conselheira fiscal da Associação das Acácias Fraternas, Alessandra Gomes, falou sobre o papel das mulheres no fortalecimento da maçonaria. “Sempre estivemos juntos nessas ações. É família, é trabalho, é união. Isso nos torna cada vez mais fortes. Independentemente da potência a que pertencemos, estamos sempre unidos e ativos”, destacou.
Um momento especial da solenidade foi a apresentação de um vídeo institucional que homenageou a história maçônica das três potências regulares do Estado do Amapá. Além dos discursos, a sessão foi marcada pela entrega de moções de aplauso a dezenas de maçons e fraternas, em reconhecimento ao trabalho social, cultural e comunitário desenvolvido no Estado.
Ao encerrar a sessão, o deputado Jesus Pontes reforçou a importância da aproximação entre a maçonaria e a sociedade amapaense. “Homenageá-los é mais um papel da Casa de Leis, a casa do povo, que é a caixa de ressonância de toda a sociedade amapaense”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade
