Bacaba, fruta amazônica parecida com o açaí até no alto valor nutricional
Consumida na região na forma do chamado ‘vinho de bacaba’; semelhante ao açaí, mas possui sabor e consistência distintos, destacando-se pelo seu alto valor nutricional

Evandro Luiz
Da Redação
A bacabeira produz grandes cachos e pode gerar mais frutos do que qualquer outra palmeira da Amazônia, com a safra ocorrendo entre dezembro e abril. Considerada um ‘superalimento’, a bacaba é rica em fibras e gorduras boas (ácidos graxos) que ajudam a regular o colesterol e o funcionamento do intestino.
A fruta também é uma excelente fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres e contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de algumas doenças crônicas.
A polpa é extraída por maceração com água e pode ser consumida pura ou acompanhada de farinha de tapioca. O óleo, também obtido da polpa, é utilizado no preparo de alimentos, de forma semelhante ao azeite de oliva. Além disso, possui aplicações cosméticas, em produtos para a pele e os cabelos.
O palmito da bacabeira também pode ser consumido, mas sua extração leva à morte da árvore. A força da palmeira ainda não é reconhecida pelo mercado.
A bacabeira é planta que faz parte do cancioneiro amapaense, composta e musicada por Enrico di Miceli, que a chama de elegante palmeira, manequim da floresta, um pouco mais cheia do que o açaizeiro – “Tu e ele são plantas / Diferentes no nome / Semelhantes às pampas / Tu mulher, ele homem”.
Deixe seu comentário
Publicidade


