Ministério Público promove encontro sobre alfabetização na idade certa
Evento mobilizará municípios para que assumam compromisso de melhorar índices de alfabetização, e capacitará técnicos para acesso a recursos do ICMS-Educação, visando incrementar financiamento educacional

Douglas Lima
Editor
A alfabetização na idade certa será tema de encontro a acontecer nesta segunda-feira, 13, no Auditório da Fecomércio, das 8h às 14h, realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP) com a presença, entre outros, do promotor de justiça da educação, Iaci Pelaes; secretária estadual adjunta de políticas educacionais, Daniele Dias; e Samuel Silva, secretário de educação de Tartarugalzinho e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
Para divulgar o evento, o promotor de justiça da educação, Iaci Pelaes, foi entrevistado na manhã deste sábado, 11, no programa Togas e Becas (Diário FM). Ele adiantou que o ‘Encontro Pela Alfabetização na Idade Certa’ objetivará mobilizar os municípios para que assumam o compromisso de melhorar os seus índices de alfabetização.
Pelaes disse que o evento terá também a finalidade de capacitar técnicos para o acesso de recursos do ICMS-Educação, visando incrementar o financiamento educacional nos municípios do estado do Amapá. “É um direito fundamental de toda criança ser alfabetizada até aos sete anos de idade”, alertou o promotor de justiça.
O encontro será constituído de três painéis de formação na área educacional, conduzidos por renomados profissionais que abordarão temas voltados para a política de alfabetização, apoio técnico, acesso à recursos e alfabetização no Brasil e na Amazônia com a preocupação de saber o que está acontecendo nas escolas e nas famílias para tomadas de providências.
O promotor de justiça Iaci Pelaes informou que em nível nacional os estados nordestinos Ceará e Piauí têm se destacado no país com bons índices de alfabetização na idade certa, e que no Amapá o município de Oiapoque tem cumprido com a sua obrigação, o que já não acontece com Pracuuba, que tem desempenho muito aquém do ideal.
Deixe seu comentário
Publicidade
