Representante do MS mostra dinâmica de atendimento na Carreta da Saúde da Mulher
Juan Mendes informa que Ministério da Saúde, no programa ‘Agora Tem Especialistas’, aplica a OCI, oferta de cuidados integrados em que a paciente recebe, além da consulta, todos os atendimentos subsequentes do tratamento, inclusive cirurgia, sem ser preciso entrar novamente em fila ou filas

Douglas Lima
Editor
Presente em Macapá na área do Hospital de Amor, na zona norte da cidade, desde a tarde de sexta-feira, 10, a Carreta da Saúde da Mulher do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, prevê durante o mês atender 1,5 pacientes com 4,6 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias em mulheres à espera de atendimentos na rede pública de saúde da capital e do estado.
Juan Mendes, representante do Ministério da Saúde no Amapá (MS), no ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) mostrou que a dinâmica do programa federal é diferente da que ocorre no estado, uma vez que com a oferta de cuidados integrados (OCI) a paciente recebe, além da consulta, todos os atendimentos subsequentes do tratamento, inclusive a cirurgia, sem ser preciso entrar novamente em fila ou filas.
O representante fez questão de reforçar que na Carreta do MS só são atendidas as mulheres já reguladas nas redes públicas de saúde do estado e do município de Macapá, porque a finalidade é tirá-las das filas. Ele revelou, como exemplo, que uma avaliação da fila de ultrassom transvaginal detectou mais de oitocentas mulheres aguardando o exame. “Seria insensato elas não terem a prioridade do atendimento”, justificou Juan Mendes.
A iniciativa do Ministério da Saúde é realizada neste Outubro Rosa com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. O programa Agora Tem Especialistas representa a maior mobilização no Brasil em defesa da saúde pública desde a pandemia.
Deixe seu comentário
Publicidade

