Cidades

Apagão de energia elétrica que afetou estados do Brasil atingiu mais de 50 mil consumidores no Amapá 

Macapá foi a única cidade impactada pela ocorrência, mas a CEA informa que o sistema já foi restabelecido


 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou sobre a ocorrência desta terça-feira (14) às 0h32 que afetou estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Sistema Interligado Nacional (SIN), dizendo que enviou ofícios às empresas envolvidas para cobrar explicações sobre a interrupção no fornecimento de energia.

 

O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou preliminarmente que a causa provável da interrupção seria um incêndio na subestação Bateias, localizada no Paraná. A fiscalização da Agência se deslocará ainda hoje para realizar inspeção in loco na subestação afetada e averiguar as causas da interrupção, além disso serão instaurados processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos.

 

Importante informar, conforme dados do ONS, que todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas em até 1h30 da interrupção e as cargas da região Sul retornaram 2h30 após a ocorrência.

 

No Amapá, a CEA Equatorial informou que parte do sistema elétrico que atende os clientes do estado foi afetado pelo desligamento da rede básica de energia durante a ocorrência, pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), que é um mecanismo de proteção do SIN (Sistema Interligado Nacional), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

 

De acordo com a CEA Equatorial, o desligamento ocorreu às 00h32 e o restabelecimento se iniciou a partir de autorização do ONS, a 1h18.

 

Em Macapá, única cidade do estado do Amapá atingida pela interrupção, 50909 clientes foram impactados. Todos os afetados da área de concessão da CEA Equatorial já foram restabelecidos.

 


Deixe seu comentário


Publicidade