Randolfe denuncia manipulação digital sobre discurso dele acerca de exploração de petróleo
Senador aviva que pronunciamento foi justamente para mobilizar forças – governo do estado, bancada federal e governo federal – para garantir que investimentos e benefícios da nova atividade comercial ficassem no Amapá

Douglas Lima
Editor
O senador Randolfe Rodrigues emitiu Nota de Esclarecimento, nesta quarta-feira, 22, acerca de pronunciamento que ele fez da tribuna principal da Câmara Alta do país, em 2015, deturpado nas redes sociais nas formas de fake news e deep fake. O pronunciamento do parlamentar foi a respeito da tentativa de uma empresa francesa assinar parceria com o estado do Pará sobre petróleo a ser explorado na costa atlântica amapaense.
Randolfe Rodrigues, na Nota de Esclarecimento, considera a manipulação digital um atentado contra a democracia e um desrespeito ao povo amapaense, “que merece sempre informações verídicas”, e cita como providências legais registros de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos e na Polícia Federal, para apuração do caso, identificação e responsabilização integral dos responsáveis pelo ato.
Acompanhe a manifestação do senador:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Macapá-AP, 22 de outubro de 2025
Venho a público esclarecer os fatos diante do ataque criminoso de Fake News e da utilização de Deep Fake que viralizou nas redes sociais, deturpando por completo um pronunciamento que fiz em plenário no ano de 2015.
manipulação digital, que recorta e edita minha fala, é uma tentativa grosseira e irresponsável de enganar a população amapaense e a opinião pública. O trecho adulterado busca passar uma menção completamente oposta à que sempre defendi.
A verdade é:
Em 2015, lutei no Plenário do Senado Federal pela exploração e pesquisa de petróleo no Amapá. Naquele momento, a ameaça era de que a base de apoio para essas atividades fosse construída fora do nosso estado, mais precisamente no Pará. Meu pronunciamento foi justamente para mobilizar forças – governo do estado, bancada federal e governo federal – para garantir que os investimentos e benefícios dessa nova atividade comercial ficassem no Amapá.
Essa luta foi vitoriosa! Graças ao nosso trabalho conjunto, conseguimos barrar a construção da base no Pará e hoje a base está sendo construída no município de Oiapoque, dentro do estado do Amapá, assegurando que os empregos, renda e desenvolvimento gerados por este setor estratégico permaneçam com o nosso povo.
Fake News é crime! A distorção maliciosa da verdade é um atentado contra a democracia e um desrespeito ao povo amapaense, que merece sempre informações verídicas. Por isso, já foram tomadas as providências legais: um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Crimes Cibernéticos e a Polícia Federal foi acionada para apurar o caso, identificar e responsabilizar integralmente os responsáveis por este ato covarde.
Reafirmo meu compromisso com a verdade e com o desenvolvimento do Amapá. Seguirei trabalhando incansavelmente em defesa dos interesses do nosso estado e do nosso povo, que não merece ser vítima dos inimigos do Amapá.
Randolfe Rodrigues
Senador pelo Amapá
Deixe seu comentário
Publicidade
