Cidades

Rinaldo Martins ressalta credibilidade no atendimento a pacientes no HE

Secretário adjunto de saúde do Amapá valia setor no estado durante atual gestão do governador Clécio Luís


 

Douglas Lima
Editor

 

O secretário adjunto de saúde, Rinaldo Martins, revelou no LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) que de cada cem pessoas atendidas no Hospital de Emergência 60 apresentam problema de males afetos às unidades básicas de saúde (UBSs) ou às unidades de pronto atendimento (UPAs).

 

Para o adjunto, a grande procura significa a credibilidade e a segurança de um bom tratamento que o HE passou a adquirir, a partir da gestão do governador Clécio Luís, que tem a prioridade à saúde como inegociável, tanto que a população vem dispensando ser atendida nas UBSs e UPAs para procurar o tradicional estabelecimento público de saúde.

 

Rinaldo lembrou com ufanismo que é do “chão do Hospital de Emergência”, porque inicialmente como técnico em enfermagem, a partir 1983 trabalha no estabelecimento, e depois, durante todo esse tempo, como enfermeiro. Ele registrou que antes da atual gestão o comum no HE eram pacientes pelos corredores, ajeitando-se sobre papelões e com ventiladores trazidos de casa.

 

 

“Hoje tudo está mudado no Hospital de Emergência, para muito melhor. Lá, até já são realizadas cirurgias traumatológicas, coisa que era impensável”, registrou o secretário, para entrar no Programa Zera Fila de Cirurgias, cujo lugar primordial para os procedimentos é o Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCal). Segundo ele, até agora em outubro, durante a gestão do governador Clécio Luís, a Secretaria Estadual de Saúde já garantiu a realização de mais de seis mil procedimentos cirúrgicos.

 

Rinaldo Martins citou o novo HE em construção, chamando-o de maior obra no Amapá, em todos os tempos, e fez referência aos hospitais construídos em Porto Grande, Tartarugalzinho, Oiapoque e Laranjal do Jari com a revelação de que 80% dos pacientes desses municípios e adjacentes são atendidos nesses estabelecimentos, desafogando sobremaneira a demanda do Hospital de Emergência, na capital.

 

 

O secretário adjunto disse que o governo do estado do Amapá vive com a previsão de que o Centro de Radioterapia, na zona norte de Macapá, será entregue para pleno funcionamento no dia 15 de novembro próximo. Ele ressaltou que a previsão é baseada em cálculos do Ministério da Saúde. “Isso vai acabar com o problema histórico de pessoas saírem daqui para tratamento em outros estados”, pontuou.

 

Conforme informou Rinaldo Martins, o abastecimento de medicamentos na rede estadual de saúde do Amapá está normal, inclusive na Unidade de Oncologia. Ele criticou informações postadas nas redes sociais dando conta de falta de medicamentos na Unacon, dizendo que isso parte de pessoas não comprometidas com a saúde do estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade