Alípio afirma que Amapá consolida posição como polo avançado da Amazônia em redes de internet de alta capacidade
Coordenador geral no Amapá da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Unifap acrescenta que estado se prepara para nova era digital com impactos diretos na educação, saúde, pesquisa científica e economia

Douglas Lima
Editor
José Alípio Moraes Júnior, coordenador geral no Amapá da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), garantiu na manhã desta terça-feira, 4, no LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que a internet oferecida à população do estado tem capacidade para atender à demanda, com folga.
Alípio Júnior, como o profissional é mais conhecido, explicou que a RNP, em linguagem simples, é a distribuidora de internet para todas as instituições de ensino e pesquisa do país. Ele também é diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
O especialista comentou que estado vive um novo momento de conectividade, resultado de uma década de investimentos e parcerias estratégicas que estão transformando a infraestrutura digital na região amazônica. Ele mostrou que com a chegada do Linhão de Tucuruí, da Infovia 00 e da Infovia 03, o Amapá consolida sua posição como um dos polos mais avançados da Amazônia em redes de alta capacidade.
As Infovias 00 e 03, explicou o diretor, foram construídas com tecnologia de ponta, utilizando cabos submarinos instalados pelo leito do rio Amazonas, garantindo maior estabilidade, resiliência e velocidade na transmissão de dados.
A 00 conecta Macapá a Santarém (PA), enquanto a 03 interliga Belém (PA) a Macapá (AP), formando um elo essencial da espinha dorsal de conectividade da Amazônia.
O profissional acentuou que cada uma das infovias possui capacidade instalada superior a 100 Gbps, assegurando desempenho robusto e escalável para atender à crescente demanda por internet de alta velocidade e serviços digitais na região. “Esse avanço é fruto de esforço nacional para integrar a Amazônia ao restante do país por meio da fibra óptica, levando inclusão digital, desenvolvimento e inovação tecnológica a áreas historicamente isoladas”, registrou
Para Alípio Júnior, um dos principais parceiros no processo de internet é a RNP, que há mais de dez anos apoia o projeto de implantação e expansão dessas infovias. No Amapá, a RNP é abrigada pela Unifap, que atua como sede do Ponto de Presença da RNP no estado (PoP-AP), responsável pela interligação de instituições de ensino, pesquisa e governo à malha óptica nacional.
O coordenador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa também disse que além das instituições públicas, o avanço da conectividade no Amapá conta com a força da iniciativa privada. Provedores locais integram o consórcio responsável pela manutenção e operação das infovias, garantindo sustentabilidade técnica e operacional ao sistema.
Alípio Júnior estima que a união entre governo, academia e setor privado demonstra que o desenvolvimento tecnológico da Amazônia depende da cooperação e da inovação compartilhada, e que com infraestrutura de alta capacidade, o Amapá se prepara para nova era digital com impactos diretos na educação, saúde, pesquisa científica e economia, fortalecendo sua posição como um dos estados mais conectados e estratégicos da região.
Deixe seu comentário
Publicidade

