Nota 10

Professora Jéssica dá dicas valiosas para quem vai fazer o Enem

Profissional é uma das mestras mais requisitadas quando assunto é Redação, por ter fama de ser ‘Caxias’; ela justifica: “Há vários tipos de corretores do Exame Nacional do Ensino Médio, então eu preciso preparar o aluno para o pior corretor”


 

Douglas Lima
Editor

 

Craque de ensino de Redação para provas do Enem, a professora Jéssica Monique deu um show na manhã desta sexta-feira, 7, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), dando dicas sobre a prática nesta antevéspera da primeira rodada do exame a acontecer domingo, dia 9, em todo o país.

 

“A ansiedade rouba muitos sonhos”, começou dizendo a professora com a orientação de que o estudante não deve ter pensamentos como “não sou capaz”, mas ficar calmo, pois para a prova ele estudou de acordo com a sua realidade, fez o que pôde.

 

Em seguida, aconselhou que estudos para a prova de domingo, só até hoje; o sábado será para descanso, pois o cansaço, alertou, como a ansiedade, também tira muitos sonhos.

 

A professora Jéssica deu a seguinte dica: comece a prova pela Redação, fazendo rascunho e projeto de texto durante os 40 minutos iniciais. Depois, inicie com as questões do exame.

 

 

Somente hora e meia ou duas horas depois é que o aluno deve voltar para a Redação. Neste tempo, a mente dele vai estar mais adaptada à prova e ideias fluirão mais facilmente. Então, poderá passar a limpo a Redação.

 

A mestra ressaltou que o texto deve focar em todos os assuntos do tema. Deu exemplo: se o tema fosse ‘A falta de consciência ambiental frente às mudanças climáticas no Brasil’, o aluno, na Redação, teria que abordar os dois assuntos, tendo o cuidado para não focar só em um, ou focar só no eixo temático meio ambiente.

 

Ponto fundamental e essencial na Redação é o estudante fazer revisões de crase, vírgula e concordância verbal antes da prova. Esses são elementos que muito reprovam na confecção de textos no Enem.

 

A professora Jéssica Monique mostrou que outra coisa fundamental é o aluno ler as atualidades, no caso de agora, COP30, segurança pública, crime organizado, sempre priorizando a realidade brasileira, detalhe preferencial.

 

Jéssina Monique, que é formada em Medicina para satisfazer o gosto da mãe, a pedagoga Mônica, mas que depois, com uma compreensão entre as duas, preferiu ganhar a vida como professora, é uma das mestras mais requisitadas quando o assunto é Redação, por ter a fama de ser ‘Caxias’. E ela justifica: “Há vários tipos de corretores do Enem, então eu preciso preparar o aluno para o pior corretor”.

 

As dicas dadas no ‘LuizMeloEntrevista’ não foram apenas para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, mas também para os pais, responsáveis e para a sociedade como um todo: “Não bote pressão no aluno, pelo contrário, auxilie-o, deixe-o liberado, porque ele precisa ficar calmo. Afinal, a prova não é difícil, mas cansativa”.

 


Deixe seu comentário


Publicidade