Prefeitura de Macapá inicia campanha Novembro Azul no Mercado Central
Consulta médica, exames laboratoriais, nutricionista, psicólogo, teste rápido para IST e vacinação

O Novembro Azul é o mês alusivo a conscientização da saúde do homem e na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (6), no Mercado Central uma ação em alusão a campanha e garantir atendimento para a saúde do homem.
Durante a iniciativa, os participantes tiveram acesso à coleta do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), importante para detectar precocemente o câncer de próstata, além de consultas médicas, atendimentos com nutricionista e psicólogo, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e até sessões de massoterapia.
O aposentado Ozorio Ramos, de 65 anos, aproveitou a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e realizar exames laboratoriais.
“O homem precisa cuidar da saúde também. Estamos no mês que reforça esse cuidado. O Mercado Central é um lugar estratégico para começar a campanha, achei prático, vim logo vacinar e fazer meus exames”, contou.
O Brasil é o único país da América Latina a desenvolver uma Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). A ação em Macapá contemplou os cinco eixos dessa política, que visam à prevenção, promoção e atenção integral à saúde masculina.
O chefe da Divisão de Saúde do Homem, Lenildo Sena, destacou o compromisso da prefeitura com o cuidado preventivo.
“Nosso objetivo é levar informação, prevenção e atendimento de qualidade para todos os homens, especialmente aqueles que têm mais dificuldade de procurar os serviços de saúde. Cuidar da saúde não é sinal de fraqueza, é um ato de responsabilidade e amor próprio”, ressaltou.
A programação do Novembro Azul segue ao longo do mês, com diversas ações educativas e de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e em espaços públicos da capital.
Deixe seu comentário
Publicidade



